MAM disponibiliza visita virtual a galerias e livros de arte gratuitamente na internet
Interessados de qualquer lugar do mundo podem acessar pela internet o acervo das exposições que já aconteceram no Museu de Arte Moderna (MAM Bahia) entre 2021 e 2022, com suas respectivas Visitas Virtuais, Galerias de Obras e Artistas, além dos Livros de Arte produzidos pelo terceiro museu modernista mais antigo do Brasil. A iniciativa atende aos pedidos do público local e turistas que não conseguiram visitar todas as exposições do MAM, mas também de professores, pesquisadores e estudantes das artes visuais, museologia, arquitetura, design, história e filosofia, dentre outras áreas do conhecimento acadêmico.
No link http://www.mam.ba.gov.br/galeria-de-obras-e-artistas/ se acessa as Galerias de Obras de Artistas de três exposições: ‘O Museu de Dona Lina’ (2021/2022), ‘Encruzilhada’ (2022) e ‘Utopias e Distopias’ (2022/2023). Lá tem imagens de obras de arte e uma minibiografia cada artista. As mesmas galerias também são acessadas em um passo-a-passo: no link ‘Visite’, na barra superior do site www.mam.ba.gov.br, seguindo no link ‘Galeria de Exposições’, chegando às três exposições.
Encruzilhada e o Museu de Dona Lina
Já a Visita Virtual da exposição ‘Encruzilhada’ se tem acesso pelo link ‘Visite’ na barra superior do site do MAM e depois no link ‘Visita Virtual’, ou ainda direto no link http://virtual.mam.ba.gov.br/encruzilhada/. Para a Visita Virtual da exposição ‘O Museu de Dona Lina’ segue o mesmo caminho anterior ou direto no link http://virtual.mam.ba.gov.br/dona_lina/.
“É obrigação de qualquer museu e centro cultural preparar suas exposições para ampla de difusão – inclusive online –, promovendo a guarda da memória e a difusão das artes e da cultura”, destaca o diretor do MAM Bahia, Pola Ribeiro. “Tudo que é produzido no museu, se for possível, estará na internet via site do museu (www.mam.ba.gov.br), redes sociais e outros canais”, explica Ribeiro.
Experiência e Software
A ‘Visita Virtual’ foi realizada por Emerson Cabral e a empresa ‘Nossa Memória, Nossa Cultura’, com fotografia, programação e imagens de drone de Alex Baradel, locução de Evelin Buchegger, além de textos de Isabel Gouvêa, coordenadora do Educativo/MAM. “É uma experiência virtual interativa baseada em espaços e obras de arte reais na ambiência do Solar do Unhão”, elucida Emerson. Cada internauta escolhe por onde ir e quais obras deseja ver mais de perto e saber mais informações.
“O internauta percorre a ‘Visita Guiada’ pelas setas que indicam avanço pelo espaço expositivo e ao aparecer um ícone ‘i’ (mais informações) em cima de uma obra de arte, clica nela e obtém mais dados na ficha sobre a obra e o artista”, detalha Emerson. A tecnologia é composta por fotografias panorâmicas de 360 graus (horizontal e vertical), reproduzindo campo visão completo. “Cada fotografia 360º é integrada a um software que cria e elabora a interatividade, permitindo fotos, textos, além de futuros vídeos e comentários sonoros, dentre outras possibilidades”, finaliza Emerson.
Informações/MAM: telefones (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). Acesse o instagram @bahiamam e site www.mam.ba.gov.br. O MAM é vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).