Maio Laranja: Crianças participam de ação especial no CEU de Valéria

Como parte da programação da campanha Maio Laranja, uma turma de 30 crianças da Escolab Subúrbio 360 foi beneficiada com atividades dos projetos “Tenda de Brincadeira” e “Mentes Criativas”. Meninos e meninas, com idades entre 8 e 11 anos, foram até a Biblioteca Municipal Nair Goulart, no CEU de Valéria, onde participaram de dinâmicas, dentro do eixo cultural que reforça o combate e prevenção do abuso e exploração sexual infanto-juvenil.

Através do projeto “Mentes Criativas” que visa fomentar a escrita, leitura e interação entre crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, Gabriel Santos, 10 anos, aluno do 4º ano, escreveu as primeiras frases do livro que deu nome de “A bruxa Doida”. 

“Vou contar sobre a vida dela, que era bem maluquinha, e a minha história aborda sobre a importância de prestar atenção na hora de fazer alguma coisa. É sobre concentração”, explicou o jovem autor, enquanto fazia as ilustrações da própria obra.

Ao lado, a colega Grazielle Machado, 11 anos, ilustrava a trama do livro que intitulou de “Chapéu Voador”. Nas primeiras páginas, a menina contava a história de uma madame bruxa que transformou seu animal de estimação em um chapéu. 

Preocupada com a questão ambiental, a garota explicou ter escolhido o tema do livro com objetivo de alertar que animais não podem ser mortos para virarem casacos ou acessórios. “Ela fez isso e o chapéu vivia voando, nunca parava na cabeça. É uma espécie de castigo por ter matado o bichinho”, afirmou a pequena escritora. 

O coordenador da Biblioteca Municipal Nair Goulart, José Antônio Santana, explicou sobre a dinâmica do projeto. “Estimulamos os alunos para construírem suas histórias com imagens, fazer o próprio livro e criar a própria história. Esse trabalho vai estimular a criatividade das crianças”, destacou. As apresentações e atividades do projeto seguem nos dias 16 e 17 nos espaços culturais e de leitura da cidade. 

Para a professora de Linguagem e Raciocínio Lógico da Escolab Subúrbio 360, Sandra Calmon, as atividades estimulantes da leitura e escrita são fundamentais para as crianças expressarem seus sentimentos. “São ferramentas para movermos a garotada ao mundo imaginário e de lá fazer a leitura do mundo dela. Como Paulo Freire dizia, a gente tem que criar possibilidades para que a criança leia o mundo onde vive. Aqui estamos treinando o desenho, a escrita, o gestual e tudo isso faz parte do aprendizado”, pontua a docente, que leciona para estudantes do 3º ao 6º ano. 

Maio Laranja – A campanha Maio Laranja tem o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual infantojuvenil. Em Salvador, reúne ações da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância (SPMJ), em parceria com a Fundação Gregório de Matos (FGM) e Casa Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.