Live debate ‘escritas negras feministas’ com Carla Akotirene
Nesta quarta-feira (11), a partir das 16h, acontece no canal youtube.com/SepromiBahia mais uma edição da live ‘Vozes Negras Mudam o Mundo’. Desta vez, o diretor da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, recebe a assistente social, escritora e pesquisadora, Carla Akotirene, conversando sobre escritas negras feministas. O evento integra o calendário de atividades institucionais do Novembro Negro da Bahia, organizado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).
O mês de novembro é marcado por uma série de mobilizações em todo o Brasil, sempre tendo como referência principal a data simbólica de 20 de novembro de 1695, morte de Zumbi dos Palmares, mártir da luta contra a escravidão e pela resistência da população negra.
Mais sobre Carla Akotirene
Doutoranda pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Carla Akotirene é referência nacional em estudos sobre gênero, raça e feminismo. Lançou em 2018 o livro intitulado “O que é Interseccionalidade?”, que compõe a coleção “Feminismos Plurais”, coordenada pela filósofa Djamila Ribeiro. Fundou, em parceria com outras lideranças acadêmicas, o projeto “Opará Saberes”, visando visa auxiliar estudantes negros e negras nos cursos de nível superior nas universidades estaduais e federais.
Mais sobre Zulu Araújo
Arquiteto e produtor cultural, Zulu Araújo é diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, unidade da Secretaria de Cultura (Secult) voltada ao incentivo à leitura, preservação da história e memória da Bahia. Zulu é militante do movimento negro e foi presidente da Fundação Cultural Palmares, instituição vinculada ao Ministério da Cultura. Atuou como diretor do Grupo Cultural Olodum e, mais recentemente, coordenou o Festival Literário Nacional (Flin), evento realizado em Salvador.
Serviço
O quê: Live “Vozes Negras Mudam o Mundo” – Escritas negras feministas, com Carla Akotirene
Quando: Quarta-feira, 11 de novembro de 2020, às 16h.
Onde: Youtube da Sepromi (Youtube.com/SepromiBahia).