Limpurb leva projeto “A Onda é Preservar” para Itapuã
Depois de São Tomé de Paripe, no último sábado (13), Itapuã é a próxima região a receber o projeto “A Onda é Preservar”, da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). A ação acontecerá na segunda-feira (22), a partir das 8h, com o objetivo de reduzir o descarte irregular de resíduos e promover a conscientização de banhistas e frequentadores da orla da capital baiana.
O Stand Sustentável, localizado próximo ao Mirante de Itapuã, será palco de uma exposição de animais marinhos promovida pelo Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (Niez). Na ocasião, também haverá uma palestra, a ser realizada pela equipe de educação comunitária da Limpurb, acerca dos impactos do descarte irregular de resíduos para a cidade e o meio ambiente.
“Para manter as praias limpas, a ajuda da população é essencial. Por isso, ações como essa são importantes para alertar as pessoas sobre as consequências que um copo, garrafas e todo tipo de material descartado de forma irregular podem causar no meio ambiente”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.
A novidade para esta edição será feita em parceria com a Capelinha, que distribuirá picolés para os visitantes que acertarem as perguntas do quiz ao final de cada apresentação. De acordo com a diretora de Marketing e Comunicação da empresa, Nathália Freitas, é muito importante contar com parceiros que utilizam métodos que convergem e respeitam o meio ambiente.
“Fazemos a compensação ambiental de resíduos para diminuir o impacto que podem causar no meio ambiente, através de ONGs especializadas em reciclagem, além do uso de energia solar na nossa fábrica e valorização do desenvolvimento econômico regional”, destaca.
A previsão é que o projeto se estenda a outras praias de Salvador, a exemplo de Cantagalo, Barra e Ilhas, a serem divulgadas em breve. No último trimestre de 2023, a Limpurb realizou a reposição de mais de 300 equipamentos para acondicionamento de resíduos nas praias da capital baiana, no sentido de contribuir para que os cidadãos mantenham a região limpa.