Lideranças estudantis da rede estadual apresentam propostas para a educação ao governador
Cerca de 160 estudantes de escolas estaduais da Bahia apresentaram, na tarde desta quarta-feira (16), um plano de ação com propostas para a educação da Bahia e para seus territórios de identidade. O trabalho realizado por 13 grupos com alunos dos 27 territórios de identidade do estado foi apresentado ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária da educação Adélia Pinheiro, que marcaram presença na exposição dos resultados das discussões.
Para os grupos de trabalho, foram separados os 13 eixos do Estatuto da Juventude para serem estudados e analisados criticamente pelos estudantes. Após a discussão, os jovens construíram propostas a partir de diretrizes do Estatuto, como “Educação, Trabalho e Renda”, “Diversidade e Igualdade”, “Mulheres, Negros, LGBTQIAPN+, Pessoas com Deficiência”, “Saúde e Saúde Psicológica” e “Território (Indígenas, Quilombolas, Campo/Rural”.
“O objetivo, ao longo desses dias, é discutir temáticas de interesse da juventude e também as que trazem o valor da mobilização, da integração, do diálogo, do respeito à diversidade. Ao mesmo tempo, levamos para eles ferramentas e capacitação para que eles dialoguem melhor dentro das suas escolas”, afirmou a secretária da Educação Adélia Pinheiro.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou que o Estado faz o seu papel, oferecendo as condições necessárias, infraestrutura, profissionais, material, acolhimento. “É importante compartilhar a responsabilidade da aprendizagem com as famílias, profissionais da educação, mas, acima de tudo, com os estudantes, que são nosso interesse. Quando eles se envolvem na aprendizagem, é mais fácil. É importante que eles compreendam, desde cedo, o seu lugar na condição de liderança, para expressar os desejos dos seus pares”. Jerônimo reforçou ainda que o evento é, na verdade, formação para a aprendizagem, mas também para a vida deles.
As lideranças estudantis tiveram uma formação sobre a estrutura da Secretaria da Educação, o papel dos Núcleos Territoriais de Educação; Identidade, Diversidade e Território. Além de oficinas para qualificação da Escuta e do Acolhimento, para composição de Grêmio Estudantil, sobre Elaboração de projetos, Segurança digital e uso de redes sociais, Mediação de conflito e outros assuntos para instruir a comunicação com a comunidade escolar.
“Para mim, é uma busca pelo conhecimento. Vou voltar para a minha comunidade com uma grande bagagem. Tudo na vida é comunicação. A gente recebe as informações, ensinamentos, propostas e precisa passar adiante da melhor forma possível, para nos ajudar, ajudar a nossa comunidade e as escolas”, ponderou Kaun Gonçalves, líder de classe do 2° ano do Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Olivença.
Novos líderes
Os estudantes do terceiro ano que são lideranças municipais ainda passarão o posto para os novos líderes de classe. Serão 38 líderes eleitos para representar o colegiado estadual. Do total, 19 serão titulares e outros 19 suplentes. Os candidatos serão eleitos e tomarão posse nesta quinta-feira (17).
Desde 2017 a Coordenação de Políticas para Juventude em Processos Educacionais (COJEPE) da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) tem realizado a eleição de Líder de Classe nas unidades escolares e anexos da rede estadual do estado. Desde 2021, além da eleição de líder de classe, também acontecem as eleições para líder da escola, líder do município e líder do território.