Lavagem Cultural abre Carnaval do Centro Histórico nesta quarta-feira
Com o retorno das festas populares e do Carnaval após a pandemia, funcionários da Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBA) já estão nos preparativos para retomar a Lavagem Cultural, evento tradicional que abre o Carnaval do Centro Histórico de Salvador. Será nesta quarta-feira (15), a partir das 15h.
Este ano, a lavagem vai homenagear o servidor Jorge Raimundo Vasconcelos de Oliveira, conhecido por todos como Jorjão, principal organizador do festejo que faleceu em agosto de 2021. Jorjão esteve à frente das 30 Lavagens, e terá sua caricatura estampada nas camisetas dos foliões.
Com apoio institucional da Funceb, o festejo começará às 15h, com cortejo aberto ao público que sairá da Rua Chile até o Largo Quincas Berro D’água – Pelourinho. Durante a festa também serão coroados o rei Lazzo Matumbi, e a rainha da Lavagem, Regina Casé.
Programação
A concentração da festa será na Rua Chile, às 15h, seguindo em direção ao Pelourinho. No cortejo, os foliões contarão com a animação de uma banda de sopro, que irá ao lado do Carro do Rei e da Rainha.
O cortejo também contará com a presença do Afoxé Filhas de Gandhy, baianas estilizadas e bonecões, que seguirão até o Largo Quincas Berro D’água. Às 16h30, está prevista a coroação do Rei e da Rainha deste ano, que será ao som da Banda Pra Casar. A cantora e rainha da última Lavagem em 2020, Mirella Bastos, fará participação especial.
No largo, a Lavagem será encerrada ao som da banda Samba das Cumades, um grupo de mulheres que traz em seu repertório canções de compositoras como Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara e outras que ficaram conhecidas pelas vozes de intérpretes como Clara Nunes e Glória Bonfim, abordando o universo das religiões de matrizes africanas.