“Jornal Palhaçal” traz trupe baiana de palhaços em apresentação online gratuita
Nada de Bonner, Poeta ou Maju. As manchetes mais irreverentes do momento serão dadas pela trupe dos palhaços Biancorino, Caxambó, Ramba e Cabelinho em uma edição extraordinária do “Jornal Palhaçal”, com transmissão online na segunda-feira, 23 de agosto, às 19h pelo YouTube (youtube.com/c/CompanhiadePalhaceOrganicx1).
Criado durante a pandemia, o espetáculo traz uma espécie de jornal bem humorado, “com desinformação consciente e conteúdo inteligente” e, desde maio de 2020, conta com apresentações sucessivas ao vivo, via Instagram.
A edição especial desta segunda-feira marca o encerramento do projeto “Pé de Circo na Cidade”, que, desde o ano passado, vem realizando atividades de formação e difusão da arte da palhaçaria em diferentes bairros de Salvador.
A apresentação vai reunir os palhaços baianos Biancorino (Alexandre Casali), Cabelinho (Geovane Nascimento), Caxambó (Igor Sant’Anna) e Ramba (Camila Souza), além de alunos que participaram das oficinas de palhaçaria realizadas pelo projeto.
O projeto Pé de Circo da Cidade teve início em março de 2020, ainda presencialmente, com as primeiras oficinas do ‘Curso de Formação de Palhaço’ ministradas por Igor Sant’Anna e Alexandre Casali e direcionada aos moradores do Engenho Velho de Brotas. Com a pandemia, o projeto foi adaptado e retomado em 2021, com novas oficinas realizadas remotamente com moradores dos bairros do Costa Azul e Centro Histórico.
Ao todo, foram mais de 84 inscritos e 152 horas de aulas sobre palhaçaria. O resultado do trabalho será a pauta da edição especial do Jornal Palhaçal que vai ao ar nesta segunda-feira e que contará também com apresentações dos alunos formados pelo curso.
A ideia é que, agora formados, cada um dos palhaços-educadores se torne um mediador cultural no bairro em que reside, mobilizando a própria comunidade para a criação e fortalecimento da cultura da arte de rua. O projeto foi contemplado pelo edital Gregórios – ANO II, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador e é executado pelas Cia Pé na Terra, Sim Produções Artísticas e Cia de Palhaço Orgânico.