Jerônimo Rodrigues bate ACM Neto e é eleito governador da Bahia
O indígena Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito governador da Bahia, derrotando o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), e comandará o estado pelos próximos quatro anos. O resultado mantém uma hegemonia do PT na Bahia que já dura 16 anos, desde a vitória de Jaques Wagner, em 2006. O petista ficou com 52,79% dos votos válidos (4.480.464), enquanto ACM Neto teve 47,21% (4.007.023).
ACM Neto tinha o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), embora o candidato tenha optado por se manter neutro na disputa nacional no segundo turno.
Como proposta para o seu governo, Jerônimo promete priorizar o avanço em políticas públicas de inclusão social e combate à fome, desemprego e a pobreza. O governador eleito também fala em investir em infraestrutura para o fortalecimento de cadeias produtivas e para a ampliação do acesso aos serviços públicos.
Jerônimo Rodrigues
Jerônimo Rodrigues é indígena, natural de Aiquara (BA) e tem 57 anos. Atua como engenheiro agrônomo e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Já ocupou o cargo de assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, secretário nacional do Desenvolvimento Territorial, secretário executivo do Programa Pró Territórios/Cumbre Ibero Americana, assessor especial do ministro do Desenvolvimento Agrário e secretário estadual de Educação da Bahia.
Foi eleito governador do estado pela coligação Pela Bahia, Pelo Brasil (Federação Brasil da Esperança – FE Brasil/PSB/PSD/Avante/MDB). Seu vice é o atual vereador de Salvador Geraldo Júnior.