Imagens históricas do acervo do Instituto Flávia Abubakir serão expostas no Cine Metha Glauber Rocha
Fotografias e desenhos que registram a evolução do Centro Histórico de Salvador integram a exposição “Minha Cidade, Minha História”, que será aberta à visitação na próxima quinta-feira (18), às 18h32, no Cine Metha Glauber Rocha. Promovido pelo Instituto Flávia Abubakir e o Sebo Galáxias, o evento reúne parte do acervo da Coleção Flávia e Frank Abubakir, buscando promover um diálogo entre as imagens antigas e o momento atual.
A mostra ficará no hall do próprio cinema e é composta por fotografias e desenhos, como a ilustração “Urbs Salvador”, do holandês Arnoldus Montanus, de 1671, um dos mais importantes registros da cidade colonial. A peça serviu de base para outras ilustrações posteriores, assim como uma fotografia da Praça Municipal em 1934, registro de Trajano Dias, onde o edifício da Câmara de Vereadores aparece com a fisionomia da época, em estilo eclético.
“O Cine Metha Glauber Rocha está cada vez mais aberto à produção artística de Salvador. A ideia de formar parceria com James Martins (Sebo Galáxias) nasce desse desejo. O acervo do Instituto Flávia Abubakir é um lindo começo em termos de exposições, pois se trata de algo precioso e que diz muito sobre nós, a sociedade soteropolitana”, comenta Cláudio Marques, sócio do Cine Metha.
Na noite de abertura, será exibido o filme “Toponímia da Cidade do Salvador”, de Carolina Canguçu, com produção da TVE, feito a partir das explicações do historiador Cid Teixeira, e na voz do próprio, a respeito das origens dos nomes de ruas e bairros.
O Instituto Flávia Abubakir, mantenedor da coleção e apoiador do Sebo Galáxias, disponibiliza desde abril o seu acervo com mais de 10 mil peças para consulta de especialistas e busca também, com esta mostra, aproximar a população dos registros da maior coleção de iconografia baiana no mundo. Recentemente, foi somado ao acervo um mapa de Salvador de 1624, o registro mais antigo da cidade, que lança luz em várias questões históricas.
“No decorrer da exposição teremos várias atividades correlatas, como um bate-papo aberto entre o vereador André Fraga e o jornalista Daniel Brito, sobre transporte público, meio-ambiente urbano, direito à cidade etc. Nossa intenção é interferir diretamente na gestão da cidade, não apenas criticando, mas propondo. O historiador Jaime Nascimento também já confirmou uma palestra sobre o Teatro São João, seu objeto de estudo e paixão”, diz James Martins, curador do Sebo das Galáxias.
SERVIÇO
O que: Exposição “Minha Cidade, Minha História”
Quando: quinta-feira (18/8), às 18h32
Onde: Cine Metha – Glauber Rocha (em frente à Praça Castro Alves)
Acesso gratuito