Hotéis de Salvador atingem 100% de ocupação durante o Carnaval
Com o retorno do Carnaval de Salvador, a hotelaria da capital baiana atingiu a média de ocupação de 96,5%, atingindo 100% nos principais hotéis da cidade de sábado a terça-feira de Carnaval. O número supera os níveis constatados antes da pandemia de Covid-19.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Regional Bahia – (ABIH-BA), Luciano Lopes, celebrou os números. “Os resultados foram melhores que o registrado no Carnaval de 2020 – último Carnaval antes da pandemia. Neste sentido, a expectativa é de termos um ano de 2023 igual ou melhor que o de 2019”.
O líder da entidade afirmou que o Carnaval possui duplo efeito positivo no setor de turismo, pois além dos hotéis ficarem praticamente lotados, o valor das tarifas é maior, o que permite uma maior rentabilidade para os estabelecimentos. “O faturamento dos hotéis no período é equivalente a 11,5% de todo o ano, considerando que os hotéis atingiram picos de 100% na taxa de ocupação e a diária tem um incremento significativo – esse dado mostra a força do Carnaval. Este ano houve um recorde de público de todo o histórico do Carnaval”, disse.
Luciano Lopes também apontou que o Carnaval também tem a capacidade de gerar mídia espontânea o que, somado às propagandas feitas pelas emissoras de rádio, TV e plataformas digitais, fomenta ainda mais a procura pelo destino. turistas estrangeiros. Visualizamos este aumento no fluxo de turistas nos hotéis”, destacou.
Segundo o presidente da ABIH-BA, a busca dos turistas não acontece apenas por lugares próximos ao carnaval. Como exemplo disso ele citou as hospedagens da Prima Entretenimentos, em Baixio. Litoral Norte da Bahia. “Esse é o reflexo de que o período atrai também quem não gosta da festa e procura um lugar para descansar. O Hotel Boutique e Spa Ponta de Inhambupe e a Pousada Aldeola registraram 100% de ocupação”, disse Luciano Lopes, que também é Diretor Executivo do local.