Hospital Roberto Santos realizou campanha de conscientização sobre câncer colorretal
A equipe de coloproctologia do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) participou da campanha do Março Azul e realizou, uma ação voltada para a conscientização do câncer colorretal, que é o segundo tipo de câncer que mais acomete homens e mulheres, ficando atrás apenas do de próstata (homens) e mama (mulheres).
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), desde 2023 o número estimado de novos casos da doença de cólon e reto por ano, no Brasil, é superior a 45 mil (21.970 homens e 23.660 mulheres). Na Bahia, o número de internação de pacientes com a doença, em 2023, foi superior a três mil, já as mortes foram mais de mil.
Diante dessas estatísticas, se faz necessário o combate e prevenção, pois quanto mais cedo se faz o diagnóstico, mais chances tem de obter êxito no tratamento, como explicou o coloproctologista Marcus Vinícius Lopes, que está à frente da ação do HGRS.
Ele acrescenta que, embora muitos casos da doença não tenham um motivo específico, algumas situações podem contribuir para o surgimento do câncer colorretal, a exemplo do consumo alto de carnes vermelhas e processadas, pouca ingestão de fibras, tabagismo, consumo de álcool, dentre outros.