Hospital Roberto Santos realiza ações de saúde e segurança no trabalho
Com vistas a combater os acidentes que ocorrem dentro das organizações, foi instituída a campanha do “Abril Verde” para que durante todo o mês as empresas desenvolvam ações voltadas à prevenção de acidentes e de doenças no ambiente de trabalho. E o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) está promovendo uma série de atividades voltadas para seus colaboradores.
Segundo dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, no Brasil, uma notificação de acidente de trabalho é feita a cada 51 segundos. Ainda de acordo com esses dados, um óbito é notificado a cada três horas para trabalhadores com carteira assinada. Em 2022, ocorreram 612.920 acidentes de trabalho no país. Desses, 2.538 resultaram em mortes.
A coordenadora do Serviço Integrado à Saúde do Trabalhador (Siast), do HGRS, Flávia Sampaio, explica que anualmente “apresentamos as ações de cuidado que estão sendo realizadas, bem como incentivamos os colaboradores a adotarem hábitos de saúde e segurança”.
Ela acrescenta que este ano o Siast está com uma programação extensa, começando nesta segunda-feira (22) com uma roda de conversa sobre a prevenção do estresse ocupacional; no dia 23 o tema será “ações de saúde e segurança no trabalho”, além de Práticas Integrativas Complementares de Saúde (PICS) como acupuntura e tai chi chuan para os trabalhadores que quiserem participar.
Já no dia 24 haverá uma programação mais lúdica, com direito a cinema e uma ação com o grupo Palhaços do Propósito. A programação segue até o dia 30, com as PICS e rodas de conversas sobre temas relevantes, dentre eles, “O que precisamos saber para acolher pessoas LGBTQIAPN+”.
Ações do HGRS
Flávia Sampaio lembra que durante todo o ano o Hospital Roberto Santos, através do Siast, realiza diversas ações como palestras, campanhas educativas, visitas técnicas de vigilâncias, blitz educativa, rodas de conversas e orientações aos colaboradores com o objetivo de prevenir os acidentes de trabalho.
Além disso, realizam atividades e orientações com o objetivo de evitar doenças ocupacionais, como: orientação nutricional; incentivo à prática de atividades físicas; ginástica laboral; orientação aos trabalhadores para o uso adequado de EPIs; aplicação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS); psicoterapia, dentre outras.
Abril Verde
O mês de abril foi escolhido devido ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado no dia 28, estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.