Governo distribui material didático para municípios e reforça política de alfabetização

O mês de julho está sendo marcado pelo fortalecimento da alfabetização das crianças baianas do Ensino Fundamental. Desde o último dia 10, os Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) da Bahia, vinculados à Secretaria da Educação do Estado (SEC), iniciaram a distribuição de material didático complementar para os municípios que compõem os 27 territórios do estado. A ação faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Governo Federal, e do Programa Criança Alfabetizada Bahia.

Cerca de 300 mil estudantes baianos serão beneficiados com a entrega de kits contendo dois livros, destinados a apoiar os professores no processo de alfabetização. O material foi personalizado, incluindo identidade visual e textos adequados à linguagem e ao contexto dos alunos baianos.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Leninha Vila Nova, explica que a distribuição dos livros é uma das dimensões do programa, que inclui ainda ações de gestão e governança; formação de profissionais da Educação; infraestrutura física e pedagógica; reconhecimento de boas práticas; e avaliação: “o material didático complementar visa fortalecer e aprimorar as práticas pedagógicas no processo de alfabetização das crianças baianas. A distribuição está sendo feita pelos NTEs para cada secretaria municipal que aderiu ao compromisso”.

O programa do Governo Federal busca garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental e que seja efetiva a recomposição da aprendizagem em leitura e escrita das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. A SEC tem investido na formação de professores e no engajamento dos educadores, promovendo encontros periódicos pela Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). A rede conta com dois representantes da SEC e um representante de cada um dos 417 municípios baianos, que são responsáveis pela implementação das ações de formação, gestão e acompanhamento dos processos pedagógicos, com foco na alfabetização infantil.

No Território do Velho Chico, a entrega do material didático ocorreu na última semana. Aline Lopes, diretora do NTE do Velho Chico, sediado em Bom Jesus da Lapa e que engloba 16 municípios, destaca a importância da ação: “a maioria das crianças da região que realizou a avaliação diagnóstica de fluência leitora, no início deste ano, se encontra no patamar de pré-leitor. Ou seja, ainda não lê oralmente e precisa avançar para alcançar a alfabetização na idade adequada. Estamos otimistas com a chegada desse material didático para aprimorar o processo educacional”.

Wesley Brunno Silva do Nascimento, dirigente municipal da Educação de Carinhanha, está confiante nos resultados. “Estamos vivendo um boom na Educação e esperamos colher resultados positivos a partir do compromisso, da articulação e da colaboração entre os governos municipal, estadual e federal”, avaliou.

Sônia Ferreira, secretária municipal da Educação de Mutuípe, também celebrou a iniciativa. Ela recebeu o material durante uma atividade de formação de professores e coordenadores, realizada pela SEC no NTE do Vale do Jiquiriçá, com sede em Amargosa, que inclui 20 municípios da região. “O material chega para recuperarmos a aprendizagem e levar alfabetização para nossas crianças que se encontram com déficit de aprendizado”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.