Fundação Pedro Calmon realiza entregas de equipamentos a bibliotecas municipais
A Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), retoma nesta quarta-feira (29), as entregas de kits da Lei Aldir Blanc em bibliotecas municipais do interior do estado. Os municípios visitados serão Cachoeira, Castro Alves, Cruz das Almas, Santo Amaro, Santa Teresinha e São Félix.
Novo diretor-geral da FPC, Vladimir Pinheiro, ressaltou a retomada das concessões após a suspensão por conta da legislação eleitoral. “Passamos por esse processo de transição e começamos essa importante agenda externa de visita às bibliotecas municipais, às bibliotecas comunitárias, para essa importante entrega, que é essa dimensão do direito ao livro, à leitura, à difusão do conhecimento”, explica.
Iniciada na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, a viagem da FPC contemplará a Biblioteca Municipal Guido Guerra e o Instituto Cultural Mafuá, ambos localizados na cidade de Santa Teresinha, as Obras Assistenciais Comunitária da Vila de Acupe, em Santo Amaro e a biblioteca Municipal Dr. Waldomiro Deiró Lefundes, em São Félix.
Os kits distribuídos contam com um computador, um leitor digital, 100 livros e 3 itens de audiovisual. Segundo Pinheiro, a ação e as visitas ampliam a difusão e preservação da memória do povo baiano.
“Estaremos, a partir de agora, retomando essa importante entrega, que tanto ajuda a nossa comunidade, que tanto ajuda as nossas bibliotecas municipais e, principalmente, fortalece o sistema estadual de bibliotecas públicas”, finaliza.
Arquivo Público Municipal
Além das entregas nas Bibliotecas Públicas Municipais, os agentes públicos também irão visitar os Arquivos Públicos dos municípios, a fim de estreitar laços e para criação de uma rede, com suporte e assessoria técnica do Arquivo Público da Bahia.
Vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, a Fundação Pedro Calmon (FPC) coordena a implementação, articulação e gerenciamento das políticas culturais nos campos da leitura, bibliotecas, arquivos e memória do Estado da Bahia.
Seu principal objetivo é atuar na organização, preservação e divulgação de acervos documentais de arquivos públicos e privados, estimulando e promovendo atividades relacionadas ao livro e leitura, atualizando e difundindo seus acervos, no intuito de se tornar referência nacional em acesso à informação, memória e conhecimento até 2035, ampliando conteúdos, produtos e serviços de modo a disponibilizá-los universalmente.