Veja os filmes com as melhores fotografias já produzidos pela indústria do cinema
O Cinema possui uma força narrativa sem precedentes à diversas obras, mas além de contar com a capacidade única de apresentar uma história, também traz imagens espetaculares que enchem os olhos do espectador.
Sem a fotografia, literalmente não se vê nada no filme, pois o departamento é responsável por iluminar as cenas e auxiliar o diretor na escolha de lentes, movimento de câmera e algumas vezes até mesmo no enquadramento.
Selecionar os filmes com fotografia excelente não é tarefa fácil, mas conseguimos apresentar alguns dos melhores exemplos na lista. Se ficou curioso, assista aos filmes na SKY.
A Árvore da Vida
Soberbo visualmente e fotografado com maestria por Emmanuel Lubezki, A Árvore da Vida é um filme bastante desafiador já que se trata de uma quase que inteiramente exibida em um fluxo de consciência dos personagens repletos de pensamentos filosóficos. É lindo, mas com certeza se trata de um longa difícil.
Blade Runner e Blade Runner 2049
Algumas cinematografias acabam entrando para a História. Uma delas é justamente a de Blade Runner feita por Jordan Cronenweth. O fotógrafo foi pioneiro e corajoso ao conseguir imaginar um futuro sujo e chuvoso e ainda assim deixá-lo bele, ainda que triste, através de suas luzes.
Brincando bastante com o estilo noir, Cronenweth dá um charme único para o filme que recebeu uma sequência muito tardia em 2017, mas que também possui uma das fotografias mais bonitas da carreira de Roger Deakins – um dos melhores fotógrafos de Hollywood da atualidade.
007: Operação Skyfall
Falando em Roger Deakins, outro de seus trabalhos mais expressivos é visto em 007: Operação Skyfall. Além do filme apresentar uma das melhores histórias envolvendo o espião britânico James Bond, o visual do filme encanta.
Com riqueza de luzes e cores, Deakins consegue criar atmosferas muito magnéticas como as cenas que ocorrem em Macau e também no jogo de perseguição sutil em Xangai onde Bond confronta um assassino de aluguel.
Lawrence da Arábia
Além de ser um dos melhores filmes da História do Cinema com a direção caprichada de David Lean, Lawrence da Arábia conta com visual arrojado que influencia Hollywood até hoje como é possível notar em Vingadores: Guerra Infinita, por exemplo.
Encarando um dos maiores desafios de sua carreira, o fotógrafo Freddie Young tinha um verdadeiro pesadelo em mãos já que muitas cenas eram em locações externas em meio ao deserto quente e extremamente brilhante.
O longa ficou dois anos em estágio de pré produção para finalmente as filmagens acontecerem que acabou durando 14 meses com as viagens para a Jordânia, Espanha e Marrocos. Se prepare para ver um dos maiores épicos existentes. Além de ser um filme excelente, sua duração quase beira quatro horas.
Apocalypse Now
Considerado por muitos como um dos maiores clássicos influentes do cinema, Apocalypse Now de Francis Ford Coppola traz um dos trabalhos mais complexos de Vittorio Storaro, fotógrafo da obra.
Mesmo que o visual do filme seja muitas vezes sombrio e sujo, Storaro consegue transmitir toda a miséria emocional e o desgaste psicológico trazido pela Guerra do Vietnã a milhares de jovens americanos e também aos vietnamitas vivendo em cerco contra abusos dos dois exércitos em conflito.
Destaque para a fotografia e iluminação dos trechos finais do filme apostando em um jogo muito expressivo de luz e sombras para apresentar o grande e misterioso vilão do filme.
Barry Lyndon
Colaborador de longa data de Stanley Kubrick, John Alcott teve que aprender o impossível para conseguir fotografar Barry Lyndon e ainda apresentar um conceito relativamente novo para a cinematografia da época.
Alcott tentou respeitar ao máximo a visão de Kubrick que desejava filmar a obra sem o uso de luz artificial gerada por equipamentos de iluminação. Ainda que tentasse, Alcott precisou usar sim luzes artificiais, mas é um fato que cena à luz de velas não contou com auxílio nenhum além da própria luz das chamas.
Para conseguir o feito, Alcott e Kubrick precisaram de uma lente feita sob medida pela Zeiss em parceria com a NASA. É até hoje a lente com a maior abertura de diafragma em uma produção cinematográfica.
O Poderoso Chefão
A obra-prima de Coppola também pode ser considerada a obra-prima do fotógrafo Vittorio Storaro, o mesmo que trabalhou em outros filmes da carreira do cineasta.
Na adaptação mais famosa envolvendo história de crime e máfia, Storaro literalmente inventou novas técnicas de iluminação para conferir uma atmosfera ébria e sinistra em diversas cenas de negociação envolvendo o chefão Don Corleone com outros personagem que pedem ajuda para “resolver” alguns problemas.
Embora essas cenas por si chamem muita atenção, o filme inteiro é estupendo com o trabalho brilhante de Storaro.
Seven: Os Sete Crimes Capitais
Como havia dito antes, muita gente pensa que uma fotografia bela envolve sempre muita luz, cores e contraste vivo. Isso realmente pode ser verdade para alguns casos, mas existe muita beleza também no sujo, grotesco e sombrio.
Darius Khondji e David Fincher apostaram nessa opção ao produzirem o visual distinto e marcante de Seven, considerado um dos melhores filmes de suspense até hoje. A norma visual do longa é sombria com tons monocromáticos e jogos de luzes inteligentes conferindo também homenagens ao subgênero noir.
Outro destaque muito marcante no filme é que uma chuva intensa persegue os dois detetives responsáveis em encontrar e capturar o serial killer que sempre está um passo adiante deles.
Mad Max: Estrada da Fúria
John Seale sempre foi um bom fotógrafo entregando resultados eficientes, mas que nunca se tornou uma sensação da indústria apesar de suas cinco indicações ao Oscar.
Chamado pelo diretor George Miller, Seale teve que por em prática algumas técnicas antigas para conseguir fotografar inúmeras cenas do filme explosivo de 2015. Assim como Lawrence da Arábia, Mad Max é quase que inteiramente filmado em desertos como locações.
Fora a dificuldade em conseguir equilibrar a exposição da luz, Seale também precisou recorrer à famosa Noite Americana para fazer as cenas noturnas do filme. Tudo foi gravado com o sol a pino. O resultado disso tudo é fenomenal, além do filme ter recebido uma versão tão boa quanto em preto e branco.