Feira Saúde Mais Perto em Cabaceiras do Paraguaçu tem alta procura por ultrassonografia e oftalmologia
O município de cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo Baiano, viveu um dia histórico, no primeiro dia da Feira Saúde Mais Perto, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e pelas Voluntárias Sociais da Bahia, instalada na Praça Castro Alves. A ação, com serviços de saúde e cidadania para quem mais precisa, segue nessa sexta-feira (16), das 8h às 17h.
A praça ficou tomada por consultórios e ônibus com serviços de oftalmologia, exames de imagem e laboratoriais, odontologia, ginecologia, nutrição e vacinação, além de triagem para cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnia inguinal, epigástrica e umbilical. A Feira Saúde Mais Perto ainda levou para Cabaceiras um posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), onde é possível realizar os serviços de emissão de segunda via do RG, de antecedentes criminais e inscrição no CPF, um Espaço Beleza e atividades para as crianças.
“Estamos muito felizes com a feira em Cabaceiras do Paraguaçu. A gente nunca viu uma cidade movimentada como estamos vendo hoje. Queria agradecer ao nosso governador Jerônimo Rodrigues, à nossa secretaria da Saúde Roberta Santana, que muito tem lutado pela saúde do povo baiano, e às Voluntárias Sociais da Bahia. Eu, como lutadora desse SUS e que vivo correndo pela melhoria da saúde da população, fico feliz de ver a maior feira do Recôncavo da Bahia. Nunca nessa região houve uma feira como essa. É histórico”, garante Stela Souza, secretária municipal de saúde e presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems Bahia).
O movimento começou desde cedo, com muita gente aproveitando o céu aberto e se dirigindo ao local da ação. A expectativa é que 4 mil pessoas, ao menos, sejam atendidas em cada um dos dois dias. “É a 11ª edição da Feira Saúde Mais Perto em 2023 e, dessa vez, nas margens do Rio Paraguaçu, onde viveu o poeta Castro Alves. Nesse primeiro dia, tivemos uma grande procura nos serviços de ultrassonografia, oftalmologia e emissão da 1ª e 2ª via da carteira de identidade”, revela Edvaldo Gomes, coordenador da Feira Saúde Mais Perto.
Comunidade
Entre os moradores, o sentimento era de felicidade. “Recebi um atendimento maravilhoso, a comunidade estava realmente precisando”, afirmou Eliete Oliveira, de 59 anos, ao sair do exame oftalmológico. “Já teve uma feira aqui, mas não com essa grandeza. É uma oportunidade para toda a comunidade e um benefício e tanto. Cheguei muito cedo e já tinha um bom número de pessoas. Mas o importante é que consegui o atendimento”, afirmou ela, que ainda ia aproveitar também os serviços de odontologia.
Em frente a um dos odontomóveis estava Érica Santana, 28, com o filho Ítalo, de 10. Ambos aguardavam ser chamados para fazer limpeza dentária. “Essa ação é muito importante porque as pessoas precisam se cuidar e, às vezes, elas não têm oportunidade de fazer de forma particular. A feira veio no momento certo, na hora certa”, opinou.
Todo feliz, Antônio Almeida, 69, já tinha realizado um eletrocardiograma e se encaminhava para a consulta oftalmológica. “O atendimento está ótimo! Cuidar do povo é coisa boa. Isso é bom para o município e para todos nós”, elogiou.
Requisitos
A Feira Saúde Mais Perto segue nessa sexta-feira (16) em Cabaceiras do Paraguaçu oferecendo consultas de triagem para cirurgias de catarata, encaminhamento para a cirurgia e limpeza de lentes de pessoas que já realizaram o procedimento (Yag Laser), além de consultas odontológicas, preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, imunização contra a Covid-19, vacinas de rotina e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C.
Também é possível realizar exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-X e laboratoriais, além de triagem para cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnia inguinal, epigástrica e umbilical.
Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto, é necessário apresentar o cartão do SUS e RG. No caso de exames de ultrassonografia, ECG, raio-X e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica.
Em 2023, a Sesab e as Voluntárias Sociais da Bahia já promoveram dez edições da Feira Saúde Mais Perto, em nove municípios baianos distintos. Ao todo, mais de 140 mil atendimentos foram realizados. A previsão é de que, até o final do ano, aconteçam mais de 30 outras feiras no estado.