Fagner homenageia Belchior em programa da TV Cultura Hoje
O cantor e compositor, Fagner recorda vários momentos marcantes de sua vida durante o #Provoca desta terça-feira, 16 de fevereiro. Promovido pela TV Cultura, o programa, que começa às 22 horas, será exibido no canal e no Youtube da emissora.
Descendente de libaneses, o artista revela sua raízes ao falar sobre o pai, José Fares, que migrou para o Brasil e constituiu sua família em Orós, no interior do Ceará. Também conta a história do fuzilamento de seu avô, que aconteceu no Líbano.
Ainda no âmbito de suas narrativas pessoais e afetivas, homenageia o amigo Belchior (1946-2017) ao cantar a música “Espacial”. Pouco conhecida pelo público, a canção lançada há quatro décadas traz uma mensagem positiva para tempos tão trágicos: “Deixa o cansaço/ apressa o passo/ E vem correndo pro terraço/ E abre os braços/ Para o espaço que houver/ Quem não quiser deixar a Terra em que vivemos/ Pelos astros onde iremos/ Vai ouvir, ver e contar/ Tantas estrelas quantas forem nossas naves/ Noutros mares mais suaves/ A voar, voar, voar”.
Durante a entrevista, ele aborda sua amizade com o artista. “Ele foi muito importante para mim. Ele foi responsável pela minha vinda. Eu não viria sozinho para o Rio, ele que foi me apanhar”. Mas lamenta não ter feito mais parcerias, porque: “ninguém era mais fã de Belchior do que eu.”
Belchior não é o único que ganha destaque durante o programa. O cantor cearense elogia Gilberto Gil: “acho o Gil talvez um dos artistas mais geniais da música brasileira”. Sua relação com Caetano Veloso também estará presente: “Eu gosto muito de ver o Caetano irritado politicamente. Porque ele se acha o dono da verdade. Não é bem assim… Ele é um artista da maior importância, tem uma influência enorme, uma história”.
O #Provoca com participação de Fagner faz parte da seleção de melhores edições de 2020, realizada pela TV Cultura. Entre os nomes da indústria artística que já estiveram presentes, estão Samuel Rosa, Frejat, Péricles, Bárbara Paz, entre outros.