Eventos movimentam turismo na capital e no interior do estado
Com a oferta de belos cenários naturais, infraestrutura e incentivo do Governo do Estado, destinos baianos têm atraído eventos que trazem visitantes e injetam recursos na economia. No último fim de semana, 500 pessoas, entre atletas e acompanhantes, do Brasil e do exterior, participaram do encerramento da 2ª Bahia Advanced Race. A corrida de aventura teve como sede o município de Camamu, na zona turística Costa do Dendê, mesclando quatro modalidades: trekking, canoagem, mountain bike e orientação com bússola e mapas. A competição recebeu o apoio das secretarias estaduais de Turismo ( Setur-BA) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte ( Setre).
Os atletas fizeram percursos pelas águas da Baía de Camamu e trilhas da Mata Atlântica, com circuitos também por Barra Grande e Taipu de Fora, em Maraú, já na Costa do Cacau. Muitos aproveitaram para esticar a permanência nas localidades, movimentando pousadas, empresas de transporte e restaurantes. “ Foi tudo muito bonito, principalmente, o farol e as cachoeiras. Recomendo a todos. Ficarei mais uns dias desfrutando das praias da região e tomando caipirinha”, relatou o competidor paraguaio Saul Angiru, 38 anos.
“Escolhemos um ambiente propício, tanto para aqueles que vão competir, como para quem apenas assiste. Por isso, divulgamos antes as imagens da zona turística, o que acaba atraindo muita gente. A prova envolve uma logística difícil, que teve o apoio fundamental do Estado”, destacou Arnaldo Maciel, presidente da Confederação Brasileira de Corrida de Aventura, organizadora da competição.
Ainda no fim de semana, foi encerrada a Bahia Farm Show, no Parque de Exposições de Luís Eduardo Magalhães, nos Caminhos do Oeste. A maior feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste recebeu mais de 100 mil visitantes de todas as regiões do Brasil. O evento provocou a lotação de hotéis e contratação de mão de obra extra na gastronomia, em municípios da região. Ele teve o patrocínio do Governo do Estado, com o envolvimento de diversas secretarias, incluindo a Setur-BA.
No mesmo período, em Salvador, no segmento sociocultural, a Setur-BA apoiou o “Forró da Inclusão”, promovido pela Associação Baiana dos Deficientes Físicos ( Abadef), na sede da entidade, no Campo Grande. Pessoas com deficiência, da capital e do interior, se divertiram em clima de arraiá.
Em Salvador, a Setur-BA também oferece programação musical junina, de sexta-feira a domingo, no Mercado do Rio Vermelho, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado ( SDE), para atrair turistas. Nesta terça-feira (13), a pasta do turismo lança o projeto “ Viva o São João da Bahia “, às 16h, no Shopping Paralela, para promover a festa entre os clientes.