Estado investirá R$ 34,4 mi na requalificação de 18 escolas da capital, Região Metropolitana e interior
O Governo do Estado da Bahia investirá mais de R$ 34,4 milhões na requalificação de 18 escolas estaduais localizadas na capital, Região Metropolitana de Salvador e do interior. Os resultados finais das licitações de nº 015/20 e nº 016/20, realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), foram divulgados no Diário Oficial desta quarta-feira (17). Serão realizadas melhorias na infraestrutura das unidades escolares, incluindo cobertura de quadra, vestiário, construção de novas salas de aula, biblioteca e laboratórios. Além de Salvador, as obras serão executadas para a modernização da infraestrutura de unidades escolares da rede pública estadual nos municípios de Alagoinhas, Camaçari, Candeias, Catu, São Sebastião do Passé e Simões Filho.
“Essas obras representam um investimento superior a 34,4 milhões de reais e fazem parte de um conjunto de ações que o Governo do Estado vem realizando para requalificar a nossa rede, melhorar as condições de trabalho dos educadores e profissionais da Educação e, principalmente, a aprendizagem dos estudantes. Além dos investimentos na melhoria da estrutura existente, também estão sendo construídas e entregues novas escolas. A meta é termos 60 novas unidades escolares na nossa rede até 2022”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.
Em Salvador, as unidades escolares beneficiadas com o resultado da licitação divulgada, nesta quarta-feira, pela Conder, são: Thales de Azevedo, Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe II, Evaristo da Veiga, Estadual de Praia Grande, Edvaldo Brandão, José Augusto Tourinho Dantas, Governador Roberto Santos, Ana Bernardes e Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito.
As escolas estaduais contempladas na Região Metropolitana são: Colégio Modelo, São Francisco e Colégio da Polícia Militar Professor Carlos Rosa, em Alagoinhas; Polivalente de Camaçari; José de Freitas Mascarenhas e Modelo, em Camaçari; Polivalente de Candeias, em Candeias; Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, em Catu; Polivalente Monsenhor Luiz Ferreira de Brito, em São Sebastião do Passé; e Alberto Silva, em Simões Filho.
Complexos Poliesportivos
Também foi publicado, no Diário Oficial de terça-feira (16), o aviso de licitação para a construção de mais seis Complexos Poliesportivos Educacionais nos municípios de Salvador, Campo Formoso, Ipiaú, Vitória da Conquista, Itamaraju e Feira de Santana. Estes equipamentos fazem parte deste conjunto de ações do Governo do Estado para requalificar a infraestrutura da educação, do esporte, do lazer e da cultura, disponibilizando unidades com moderno padrão arquitetônico e fortalecendo as práticas esportiva, artística e cultural no currículo escolar, na perspectiva da Educação Integral.
Já foram inaugurados os Complexos Poliesportivos Educacionais de Conceição do Coité e São Gonçalo dos Campos. Em Itapetinga, Alagoinhas, Riachão do Jacuípe, Serrinha, Irecê e Jequié, as obras dos respectivos Complexos já foram iniciadas, assim como foi anunciada a construção dos Complexos de Bom Jesus da Lapa e Itapetinga. Além da rede estadual, os complexos atenderão aos estudantes das redes municipais e particular, bem como a comunidade local.