Estado apoia divulgação de pesquisa sobre intenção de viagem dos brasileiros na pandemia
A Secretaria de Turismo do Estado apoia a divulgação de uma pesquisa que está disponível no site do Ministério do Turismo para coletar informações que irão subsidiar a retomada da atividade turística em todo o país. A pesquisa fica disponível para acesso de qualquer cidadão até o próximo dia 13 de fevereiro e irá captar a intenção de viagem dos brasileiros nos próximos meses. A partir dos dados obtidos e previstos para serem encaminhados ao estado 30 dias após a finalização da pesquisa, a Setur poderá traçar estratégias ainda mais assertivas para a promoção do destino Bahia junto ao público interno, seja este consumidor residente no território baiano ou em outro estado.
A intenção da Secretaria de Turismo ao estimular a divulgação da pesquisa é também conseguir implantar iniciativas importantes para a reconquista de mercadores emissores de turistas ao estado, exemplo de São Paulo com taxa de 14,1% de emissão de turista à Bahia, Minas Gerais com 6,6% e o próprio turista baiano que costumar viajar pelo estado e representa 55% do fluxo turístico na Bahia. A pesquisa conta com 11 perguntas de múltipla escolha e pode ser respondida em pouco mais de um minuto. Entre as informações que poderão ser mensuradas na pesquisa estão as perspectivas dos consumidores quanto à confiança em realizar viagens e utilizar meios de hospedagem. É possível acessar a pesquisa neste link (https://pesquisas.turismo.gov.br/index.php/656981 ).
O secretário de turismo do estado, Fausto Franco, pontua que com a aplicação das primeiras doses da vacina na população brasileira, existe uma expectativa de que as pessoas tenham mais segurança para planejar viagens e acredita que a pesquisa irá captar esse cenário. Entretanto, o secretário ressalta que os cuidados no combate a pandemia não podem ser deixados de lado. “Para a gente acompanhar a mudança de comportamento das pessoas em relação a viagens é necessário a realização de pesquisas e criar ações eficazes para promoção do turismo com segurança, utilizando máscara, com uso de álcool em gel e distanciamento social. A chegada da vacina é uma luz no fim do túnel e nos deixa esperançosos, mas com muito equilíbrio e pé no chão porque sabemos que ainda iremos conviver com esse vírus por um tempo”.
A diretora de Planejamento Turístico da Setur, Giulliana Brito, afirma que a pesquisa de sondagem ao consumidor é mais um elemento para auxiliar na elaboração de ações que possam reaquecer o mercado do turismo interno. “Por meio dessa pesquisa promovida pelo Ministério do Turismo, vamos conseguir informações sobre a expectativa dos brasileiros de viajar a lazer diante desse contexto de pandemia. São dados que nos interessam e se somam a outras pesquisas que vêm sendo realizadas pela Secretaria de Turismo do Estado neste esforço de atrair visitantes à Bahia. Também será mensurada a percepção de segurança dos consumidores neste período de pandemia que estamos atravessando. É uma pesquisa simples, objetiva e rápida de responder”.