Espetáculo infantil “Zumbindo” estreia dia 28 abordando a ancestralidade

Um elo ancestral entre o fim do século XVI e o ano de 2021. É o que liga o fictício quilombo urbano do Ferreiro ao real Quilombo dos Palmares, em Alagoas, um dos berços da resistência negra e da cultura afrodiaspórica de Angola. 

A descoberta desta relação é uma das questões que o público verá desenvolver no enredo do espetáculo infanto-juvenil Zumbindo, do COOXIA Coletivo Teatral, que ficará disponível virtualmente a partir das 19h do dia 28 de maio até 06 de junho, no canal do grupo no YouTube, com acessibilidade em libras voltada a surdos e mudos. 

A peça traz o encantamento e a contemplação da cultura Iorubá e aspectos da tradição Bantu – nação predominante no quilombo alagoano – a partir da trajetória de Flor, uma menina negra, tal qual Dandara, que conhece Palmares através das histórias contadas por sua mãe. Através da ludicidade e do saber compartilhado, a protagonista da história transforma o guerreiro Zumbi no seu amigo imaginário. 

“Histórias da tradição bantu foram importantes para a construção dramatúrgica, mas o que veremos em cena é o que Palmares se tornou, uma grande mistura de povos, etnias e troncos linguísticos”, descreve Guilherme Hunder, que assina a dramaturgia, ao lado de Denisson Palumbo. 

Zumbindo é um projeto contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:
O quê: Espetáculo infantil – “Zumbindo”
Quando: disponível a partir das 19h do dia 28 de maio até 06 de Junho – sessões com acessibilidade
Onde: Canal do COOXIA Coletivo Teatral no YouTube – https://youtube.com/channel/UCWjIz2O4pyuzqBI6r9FxzLw
As exibições serão gratuitas, mas poderão ser feitas contribuições através de QRCode e chave pix: zumbindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.