Espaço Cultural Dona Neuza reúne música, formação e bate papo nas redes

Visando movimentar o mundo virtual de forma semelhante ao que ocorria no espaço físico, o Espaço Cultural Dona Neuza, localizado no bairro do Imbuí (Salvador), desenvolveu o Dona Neuza.net. O projeto começou em fevereiro deste ano e termina no domingo, dia 18, com o último encontro do Domingo de Cabeça pra Baixo, show musical que traz nomes do cenário pop baiano e é transmitido no youtube.

Neste domingo, dia 11, Domingo de Cabeça pra Baixo apresenta BAYO, um projeto do músico, compositor e produtor baiano Graco, em parceria com Nina Campos, que revisita as raízes do samba-reggae e dos sambas-afro. BAYO também mistura referências de uma Salvador litorânea, urbana e caótica, riffs de guitarra e beats eletrônicos. “Sou frequentador antigo do Espaço Cultural Dona Neusa, que cumpre um papel essencial para circulação e fomento da cultura na cidade de Salvador, recebendo artistas de vários lugares do mundo” comenta Gravo que ficou muito conhecido em Salvador, por ter participado da banda Scambo e atualmente, se dedica ao projeto Bailinho de Quinta. “Pra gente é uma alegria fazer parte desse encontro e contribuir com esse movimento”, conclui, Graco.

Neste mesmo dia, a cantora e compositora, Josyara, também se apresentará. Josyara é uma das revelações da música baiana, tendo feito abertura de shows de abertura para cantoras como Alessandra Leão, Tiê e Elba Ramalho.

Uma figura cativa em todo projeto e presença certa nos três encontros do Domingo de Cabeça para Baixo, Irmão Carlos é responsável pela“performance inquieta, letras irreverentes e existenciais, influenciada pela música dos anos 70 e 80”, do projeto. No dia 04, ele já dividiu palco com  Ivan Motosserra Surf&Trash – banda com influências de surf music, garage rock, ritmos latinos, trilhas de filmes e cultura trash e a cantora, compositora, modelo e arte educadora, Maya.

Formação – Mais do que apresentação musical, durante 3 meses, o Dona Neuza.net reuniu nomes no processo de formação cultural baiano, a partir de outras duas ações: Web Neuza e Encontros Musicais e ambas ações ocorreram nos meses de fevereiro e março, de forma virtual.

WebNeuza realizou três oficinas gratuitas na plataforma Zoom. A primeira foi oficina audiovisual – produção de vídeos com dispositivos móveis, com a professora Fabíola Silva; a segunda foi oficina de DJ, na qual Dj Raiz abordou a história do DJ, técnicas para seleção Musical e de discotecagem, e a terceira e última, oficina de mixagem com plugins nativos e plugins grátis, ministrada pelo Irmão Carlos.

Já os Encontros Musicais ocorreram no instagram e estimularam o diálogo interativo, uma vez por semana, sobre diferentes aspectos do campo da música baiana. Em fevereiro, o produtor musical e engenheiro de mixagem Alwin Monteiro e o produtor musical artístico Ziati Franco. No mês de março, foi a vez do produtor, Maurício Bussab; da CEO da Jangada Comunicação e da coordenadora do curso de marketing digital para artistas, Marina Mattoso e de Raina Biriba, produtora e gestora cultural e pesquisadora musical.

Todos eventos podem ser acompanhados no instagram e facebook @donaneuza e no youtube.com/c/IrmaoCarlos. O Projeto contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo do Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.