Equipamentos sociais da Prefeitura servem cardápio especial da Semana Santa
Atenta às tradições, costumes e gastronomia do período, a Secretaria Municipal de Promoção Social Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) ofereceu um almoço especial, nos Restaurantes Populares Cuidar e no Abrigo Dom Pedro II, em Piatã. Em comemoração à Semana Santa, o cardápio do dia contou com vatapá, arroz, feijão fradinho, farofa e peixe, com direito a um chocolate de sobremesa.
Nos restaurantes populares, ao todo, foram ofertadas mil quentinhas, sendo 500 em Pau da Lima e outras 500, em São Tomé de Paripe. Já no Abrigo Dom Pedro II, o buffet serviu os 55 idosos abrigados na instituição, além dos servidores que atuam na casa, no bairro de Piatã.
“Sabemos o quanto é importante para as pessoas e famílias atendidas aqui, receber essa alimentação diariamente. Por isso, buscamos cada vez mais humanizar as atividades, e a celebração das datas comemorativas, como a Páscoa, está nesse contexto. Assim, podemos aproximar e fidelizar ainda mais esse público, podendo ter a oportunidade de sensibilizá-los e incluí-los em programas, serviços e benefícios socioassistenciais”, destacou o secretário da Sempre, Junior Magalhães.
Segurança alimentar – A coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), Alana Fernandes, ressaltou que é satisfatório ver o quanto é importante esse almoço comemorativo, que para muitos, não chega à mesa. “Poder proporcionar isso aos assistidos no nosso equipamento, com conforto e segurança, é gratificante. Colocando um pouco de dendê, com um almoço diferente, aquela pitada de Salvador, da cultura da comida baiana, creio que todos estão satisfeitos”.
A nutricionista da Cosan, Leane Meirelles, contou que oferecer esse prato em celebração à data é uma forma de trazer dignidade e conforto às pessoas. “Em todas as datas comemorativas, procuramos oferecer um pouco do que muitos não têm: alimento de qualidade e com valor nutricional adequado. É importante incluir essas pessoas, que eles saibam que têm essa data, o privilégio de ter o peixe, a comida baiana na mesa”.
O gestor da unidade de Pau da Lima, Mário Sérgio Souza, relatou que conversou com um rapaz que me disse que iria viajar, mas desistiu só por causa desse almoço diferenciado. “Então me sinto grato em fazer parte disso”, pontuou.
Aos 83 anos, dona Ivany Nascimento Farias é uma das frequentadoras do Restaurante Popular de Pau da Lima. “Moro em São Marcos e venho todo dia. Ter esse cardápio diferente hoje, tá lindo. Adoro comida baiana, está nota dez”.
Esbanjando vitalidade aos 86 anos, Ione Silva, moradora do Vale dos Lagos, também aprovou o cardápio especial. “Não costumo vir todos os dias, mas hoje dei sorte, né? A comida estava muito boa, adoro peixe, e nós baianos temos essa tradição. A equipe daqui está de parabéns. É de uma grande ajuda para a população carente”.
Páscoa dos idosos – No Abrigo D. Pedro II, a tradição também foi mantida. “Este é o lar dos idosos, por isso proporcionamos essas atividades que reforçam a tradição e a memória afetiva do convívio comunitário. Além disso, é uma oportunidade para partilhar afeto com a equipe técnica que é no abrigo, a sua família”, completou o secretário da Sempre.