Encontro na Hemoba celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme
A Hemoba promove na próxima segunda-feira (20/06), das 9 às 12h, um encontro para celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme (19 de junho), no auditório da sede da Fundação. O evento reunirá pacientes e a equipe multidisciplinar do ambulatório da Hemoba para discutir temas relacionados ao autocuidado e o tratamento de úlcera de perna, uma das manifestações clínicas dessa doença.
A Hemoba é referência no atendimento a pacientes com doença falciforme, acompanhando cerca de cinco mil pessoas na capital, além de ser responsável pela assistência transfusional e farmacêutica com a dispensação de medicamentos. Esta patologia genética e hereditária caracteriza-se por uma alteração nos glóbulos vermelhos que adquirem o aspecto de uma foice (falciforme), dificultando a passagem do sangue pelos vasos sanguíneos.
A Bahia tem a maior incidência da doença falciforme no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, de cada 650 nascidos vivos no estado, um possui a enfermidade, enquanto a média nacional é de um bebê a cada 1.000 nascimentos.