Encontro de Sanfoneiros será realizado em Rio de Contas após cinco anos
Após um hiato de cinco anos, Rio de Contas, na Chapada Diamantina, sediará a segunda edição do Encontro de Sanfoneiros nos dias 21 e 22 de setembro. A primeira edição do evento aconteceu em 2019. O festival promete reunir grandes nomes da música regional e forrozeira, tanto do Brasil quanto do exterior.
O cantor e compositor Del Feliz será o anfitrião e padrinho do evento, que contará com a participação de artistas como Mestrinho, Mestre Gennaro, Chambinho, Flávio Leandro, Nonato Lima, Verlando e a cantora Mariana Aydar, entre outros. Haverá também a presença de Piazzito, que trará o toque da sanfona sulista, promovendo um intercâmbio cultural e musical.
Além dos shows, a programação inclui workshops de instrumentos musicais, feiras de artesanato e de economia criativa, rodas de conversa e apresentações culturais. O evento contará com acessibilidade para pessoas com deficiência, incluindo monitores e intérpretes de Libras, e será transmitido ao vivo pelo canal oficial de Del Feliz no YouTube.
“Ano passado recebi o título de cidadão rio-contense, o qual me sinto muito honrado. Tenho certeza que Encontro de Sanfoneiros vai ser muito lindo, vamos colocar este evento no calendário cultural do município. Será uma contribuição, ainda que pequena, para Rio de Contas se tornar mais conhecida como um dos melhores destinos turísticos da Chapada Diamantina”, celebra o anfitrião.
A presidente da Funarte, Maria Marighella, é uma das convidadas de destaque. O evento é organizado em parceria com empresários locais, como Soraya e Luciano Pierote, e pela Enredo Produções de Del Feliz, que também coordena festivais em outros municípios.
Del avalia que a tricentenária Rio de Contas, considerada por alguns historiadores como a primeira cidade planejada do Brasil, é uma das cidades mais lindas da Bahia. “Na sua arquitetura, infraestrutura hoteleira, riqueza cultural e gastronômica. É uma cidade incrível que não deve em nada aos grandes destinos turísticos do estado”.