Empreendedores da Baía de Todos-os-Santos divulgam produtos e serviços na internet
Mais de 170 empreendimentos de 18 municípios turísticos trabalhando em parceria para fortalecer o turismo na Baía de Todos-os-Santos (BTS) e ampliar a geração de empregos e renda. Assim funciona a Rede de Atores da BTS, que ganhou recentemente uma plataforma para divulgação da gastronomia, artesanato e manifestações culturais, além de meios de hospedagem, agências e guias de turismo, locadoras de veículos e serviços náuticos da região.
A plataforma integra os projetos sociais do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur-Bahia) – que visa fomentar os segmentos turísticos náutico e cultural na Baía de Todos-os-Santos.
Os empreendimentos participantes estão sediados em localidades próximas às áreas das 13 intervenções do Prodetur e no entorno dos roteiros turísticos traçados para enfatizar o potencial náutico e cultural da Baía de Todos-os-Santos.
Dentre eles estão também integrantes dos projetos do Prodetur referentes à Produção Associada ao Turismo (PAT), que tiveram por objetivo elevar a qualidade, garantindo competitividade dos produtos no mercado.
Mais de 100 planos de negócio foram elaborados para fortalecer a atuação dos participantes da rede, estimulando a realização de parcerias e oferta de produtos e serviços.
Cadastro
Interessados em participar da rede de atores da Baía de Todos-os-Santos precisam estar formalizados e atuar nas atividades correlatas ao turismo. Para tanto, basta acessar o site www.redebts.net e escolher a opção ‘Cadastro’. Todas as informações do empreendimento serão avaliadas para aprovação do cadastro.
A qualificação dos novos membros também será feita on-line, com a disponibilização das aulas já ministradas no próprio site da rede, a exemplo da live desta sexta-feira (11) sobre ‘A construção da governança da Rede BTS’.
Oportunidade
Para Ubiracy Portugal, participar da rede é ter oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido na Escola de Artesanato Naval, localizada no município de Jaguaripe, proporcionando incremento nas vendas. O professor Bira trabalha junto a oito jovens na criação de réplicas de embarcações típicas da Baía de Todos-os-Santos, a exemplo de saveiros. Sua maior parceria para venda do artesanato é com a Associação Viva Saveiro. Além disso, a produção é comercializada em eventos e feiras e por encomenda.
Já um dos empreendimentos que receberam planos de negócio foi a Associação Beneficente Ilê Axé Oju Onirê, do terreiro comandado por José Raimundo Lima Chaves, o Pai Pote, em Santo Amaro. Segundo o babalorixá, o trabalho desenvolvido incluiu a análise da fabricação e dos produtos, além da orientação em relação aos preços cobrados.
Muito visitada por turistas, a casa de Candomblé oferece um workshop onde são apresentados o terreiro, costumes, samba de roda, culinária e também os produtos artesanais. “Além disso, estamos abrindo vendas com envio para todo o Brasil”, comemora Pai Pote. Os artigos vão desde o vestuário típico do candomblé até bolsas e jogos americanos.
Fonte: Setur