Drone auxilia em auditoria das unidades escolares da Cidade Baixa
Pela primeira vez, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) utilizou em parceria com o Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar do Estado da Bahia (PM/BA), uma aeronave remotamente pilotada (drone), em Auditoria de Contas na Secretaria da Educação (SEC), exercício 2021. O drone foi utilizado em tomadas aéreas nas obras de ampliação e reforma das seguintes unidades escolares: Colégio da Polícia Militar/Dendezeiros, Colégio Estadual e Escola Luiz Tarquínio, na Avenida Dendezeiros, no Bonfim.
O coordenador de auditoria da 5ª CCE, Israel Santos de Jesus, e o auditor estadual de controle externo Paulo Figueiredo fizeram uma inspeção nas unidades escolares, onde verificaram as condições de conservação da estrutura, a qualidade dos materiais utilizados nos pavilhões em reforma e obras novas. Com o auxílio das imagens captadas, constataram ainda se as calhas de drenagens foram impermeabilizadas, se foram utilizados ralos apropriados, além de verificarem a qualidade dos materiais empregados.
Com o drone foi possível fotografar, com mais celeridade e precisão, toda a área de cobertura das diversas instalações sem colocar em risco a segurança física dos auditores, além de permitir a obtenção, com outras ferramentas, o cálculo das áreas a serem auditadas. Aliado na fiscalização de obras públicas, o drone poderá fornecer subsídios aos auditores dos Tribunais de Contas, que passarão a ter mais efetividade nos trabalhos auditoriais.