Domingo no MAM Bahia celebra inclusão no Mês da Diversidade
A escritora baiana e deficiente auditiva, Eliana Oubiña, lança o seu último livro, ‘Os Sons da Esperança’ neste domingo (24), às 15:30h, no Pátio da Mangueira do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), com acesso gratuito e com estacionamento para motos e veículos-passeio. O lançamento integra a ‘17ª Primavera de Museus’, evento nacional que reúne centenas de espaços museológicos em todo o país, com o tema deste ano priorizando a inclusão e a diversidade. Na Bahia, a programação inclui diversas atrações de/para pessoas com deficiência (PcD).
Durante o lançamento do livro, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB @institutodecegosdabahia) fará uma apresentação especial com o seu grupo musical, e a Companhia do Movimento de Sinha Guimarães – mulher com deficiência (@ciasinhaguimaraes) – também fará performance de dança. E ainda, a ‘Cantinho da Mamãe’ que apresentará um ponto de partida da obra literária de Eliana através de experiências sensórias e lúdicas. O evento tem apoio do Café e Cine MAM do Circuito Saladearte.
Publicação
Este é o terceiro livro da escritora Eliana Oubiña, uma soteropolitana com deficiência auditiva adquirida na infância. A partir dessa experiência, começou a esboçar seus primeiros rascunhos. Ali encontrou sua voz, através da escrita, percebendo o quanto o mundo pode ser mágico. A nova publicação é uma história sensível, regada a silêncios, sentimentos e novos caminhos. Eliana começou a escrever em seu diário pessoal. “Eu falo da perda de um dos sentidos humanos (audição), do autoconhecimento, da autodescoberta e da superação”, diz. Segundo ela, outra característica interessante é que a ilustração de Ana Monteiro “conversa com o texto”. Para Eliana, “o silenciar aqui significa acolher, se conhecer e uma situação que nos faz também ‘ouvir’ a nossa intuição”.
Exposições e visitas guiadas
A Semana da Primavera no MAM da Bahia tem ainda cinco exposições simultâneas e gratuitas, com visitação de terça-feira ao domingo, das 10h às 18h. No espaço expositivo do Casarão, a exposição ‘LEGADO: MARIO CRAVO JR. – 100 ANOS’. Na Capela a mostra ‘Entreatos III – Fotografias’ que reúne 62 fotos de vários fotógrafos brasileiros e estrangeiros – a maioria baianos ou com ligação com a Bahia – pertencentes ao acervo do próprio museu.
Na Galeria 3/MAM está em cartaz a exposição ‘Entreatos II – Frans Krajcberg Novas Aquisições’ que reúne 13 obras do artista, fotógrafo e ambientalista polonês, naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg (1921-2017). Enquanto no Espaço Lina está a Coleção de Arte Popular que depois de seis décadas voltou ao seu local original, o MAM, relembrando a ideia de Lina Bo Bardi por um MUSEU de ARTE POPULAR na Bahia. Já nas OFICINAS do MAM está uma exposição de alunos dos cursos de Xilogravura e Pintura.
O MAM Bahia continua com o Visitas Guiadas com agendamento pelo endereço educativo@ipac.ba.gov.br. O museu é vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Mais informações: (71) 31176132 e 31176139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). Acesse o instagram @bahiamam e site www.mam.ba.gov.br.