Desenho viário da Avenida 29 de Março é alterado para coibir acidentes
Para reforçar a segurança viária na Avenida 29 de Março, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciou uma série de modificações envolvendo o fluxo de veículos nos retornos da via. São próximos a esses locais onde a autarquia vem registrando a maior quantidade de acidentes no trânsito – somente nos três primeiros meses deste ano, foram registrados 14 casos e 19 pessoas ficaram feridas.
Projetada para, no futuro, receber estações do BRT, a Avenida 29 de Março possui retornos feitos por vias marginais, o que acabava gerando colisões com veículos que trafegavam pela via principal, já que alguns condutores não obedeciam a sinalização. A proposta adotada pela Transalvador é bloquear as marginais e fazer com que os condutores não precisem sair da via principal para efetuar a conversão de sentido.
Com a alteração, os motoristas e motociclistas, quando estiverem próximos ao retorno, deverão mudar para a faixa da esquerda, na via principal, de onde poderão fazer a conversão de sentido com segurança. Portanto, a faixa da esquerda em cada sentido da avenida ficará destinada, predominantemente, para apoio aos retornos. Dessa forma, é possível evitar colisões de veículos em sentidos opostos ou laterais.
Mudanças gradativas – As mudanças nos retornos da Avenida 29 de Março acontecem de maneira gradativa. O novo redesenho viário já foi adotado na área de conversão de fluxo que fica na altura do bairro Nova Brasília. Já as obras para a modificação do retorno que fica próximo ao Condomínio Alphaville foram iniciadas. Ambos ficam no sentido Paralela.
A previsão é de implantar essa proposta em todos os demais retornos. À medida que as alterações forem sendo aplicadas, o tráfego de veículos pelas respectivas vias marginais será bloqueado, já que não será mais necessário transitar pelo local a fim de fazer a conversão.
“Essas alterações são feitas a partir da análise do trânsito na via. Percebemos que, com o tempo, o comportamento viário apresentado na Avenida 29 de Março exigia mudanças. Portanto, o que estamos fazendo com essa ação é atender às novas demandas do trânsito no local, melhorando o ordenamento do fluxo de veículos e reforçando a segurança viária”, explica o superintendente da Transalvador, Decio Martins.
Toda a sinalização especial foi projetada, com a implantação de faixas zebradas e tachões, para ordenar o fluxo de veículos. Placas de velocidade e de advertência foram instaladas próximo aos retornos para orientar sobre a novidade. Mesmo com a alteração, os semáforos permanecerão funcionando para que os pedestres e ciclistas possam atravessar com total segurança.
Tráfego – Por dia passam em média cerca de 9,2 mil veículos na Avenida 29 de Março, no sentido Via Regional, e aproximadamente 10 mil, com destino à Avenida Paralela. Desde que a Transalvador readequou a velocidade máxima permitida na via, em janeiro de 2021, houve uma queda de 63% na quantidade de vítimas de acidentes na via, se comparados os dados dos 12 meses anteriores à mudança e o mesmo período posterior à alteração, passando de 54 para 20 vítimas, entre feridos e mortos.
Em 2022, a Transalvador voltou a registrar uma alta de ocorrências no trânsito da via. Foram notificados 29 acidentes na via, que deixaram 37 pessoas feridas e três mortas. “Todas nossas ações têm o objetivo principal de preservar vidas no trânsito. Acreditamos que, com essas alterações na Avenida 29 de Março, coibiremos práticas que tenham potencial de gerar acidentes, já que evitaremos o entrelaçamento de veículos em sentidos distintos”, completa Martins.