Cumuruxatiba: praias rústicas e paisagens incríveis esperam os visitantes
Cumuruxatiba, o balneário de nome tupi que significa “grande variação da maré”, é uma rústica vila de pescadores onde a paz reina e merece aparecer na lista de lugares imperdíveis na Bahia.
As praias mantêm um lado selvagem, reunindo paisagens incríveis que incluem falésias, riachos de águas claras e coqueirais. Ainda assim, possui boa infraestrutura para receber turistas, muitas vezes vindos de Corumbau.
Distrito de Prado, no sul da Bahia, Cumuruxatiba é um achado para quem procura uma pousada pé na areia sem preços altos. Também é perfeita para curtir praia com distanciamento social.
Cumuruxatiba tem praia gostosa à sombra de amendoeiras, boas pousadas e restaurantes com preços simpáticos. Mesmo no verão, Cumuru (é como todo mundo chama) está a salvo das multidões que tomam conta de outras praias do Sul da Bahia. E o que é melhor: é o destino da região com maior número de pousadas pé na areia (e com diárias que não assustam).
Os últimos 30 km de estrada de terra são a barreira que impediu Cumuruxatiba de ser loteada, conservando o clima pacato do vilarejo e a beleza de suas praias. Cumuru é urbanizada na medida certa: quem quer pegar praia com serviço se hospeda na vila; quem prefere praia selvagem — perfeitas para o distanciamento social — escolhe uma pousada fora do centro.
Dá praia o ano inteiro em Cumuruxatiba. À diferença do restante do Nordeste, o Sul da Bahia não apresenta nenhuma estação particularmente chuvosa. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano — de modo que você deve pegar sol e alguma chuva, não importa quando vá.