Covid-19: Bahia receberá apenas 5% do total de doses necessárias para imunizar crianças de 5 a 11 anos
A primeira remessa de vacinas contra a Covid-19 destinadas às crianças de 5 a 11 anos chegará à Bahia nesta sexta-feira (14). Serão 75 mil doses, o que corresponde a apenas 5% do total de doses necessárias para imunizar o público-alvo baiano, estimado em cerca de 1,5 milhão, com a primeira dose.
A previsão é que a carga enviada pelo Ministério da Saúde chegue ao aeroporto de Salvador em um voo comercial, com pouso programado à 1h20.
O planejamento é que as doses comecem a ser enviadas para os municípios após a emissão do parecer do INCQS/Fiocruz (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), previsto para ser divulgado às 14h, e conclusão da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), programada para a manhã desta sexta-feira.
As vacinas serão encaminhadas para as regionais de saúde no interior do estado em aeronaves da Casa Militar do Governador e do Grupamento Aéreo da PM. Logo em seguida, os imunizantes serão distribuídos para os municípios, que são responsáveis pela operacionalização da vacinação.
A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, destaca que o Governo do Estado continuará trabalhando para que as vacinas cheguem o mais rápido possível à população. “Fazemos uma ação conjunta de diversos setores do Estado a fim de que a vacinação avance rapidamente. Quanto maior a cobertura vacinal, e isso inclui as crianças, menor a circulação do vírus, reduzindo a possibilidade de novos casos”, afirma.