Conheça os encantos da gastronomia russa
Simples e saudável, a comida da Rússia é bem diferente da brasileira. Seus pratos são elaborados de forma cuidadosa com uma grande variedade de ingredientes trazidos de suas expansões e mesclam traços da cultura europeia e oriental.
A história da Rússia e seu vasto território influenciaram sua culinária, que mescla traços da cultura europeia e oriental, somados às heranças das antigas repúblicas soviéticas. As expansões trouxeram novos ingredientes, trazendo à gastronomia russa uma grande variedade de sabores, reunidos em uma preparação cuidadosa.
A cozinha russa é bem diferenciada da que costumamos consumir aqui no Brasil. É uma cozinha simples e saudável, sem sofisticação, em que o sabor agridoce predomina. Devido à vastidão de seu território e à multiplicidade étnica, os pratos da Rússia variam a cada região.
O clima traz também grandes influências. O frio pede pratos quentes para aquecer e alimentos que forneçam energia para equilibrar a temperatura do corpo, como carboidratos e gorduras. Poucos legumes e vegetais são servidos crus. Também por isso as sopas introduzem os pratos principais. As sopas costumam ter uma aparência branca, devido à utilização de um produto comum lá e bem diferente do nosso: o creme de leite azedo. O estrogonofe que consumimos aqui, apesar de ser de origem russa, é bem diferente em termos de sabor por causa deste ingrediente.
Em relação às proteínas, se destacam as carnes de porco e carneiro, assim como as aves e peixes, sendo que os peixes mais comuns são o esturjão, a truta e o arenque. A batata é um dos ingredientes favoritos, utilizado de diversas maneiras. Pão e ovos complementam muitos pratos. Outros alimentos muito comuns são os pepinos, geralmente em conserva, cogumelos, cenoura e repolho. Alíás, a salga tradicional de vegetais e cogumelos com a utilização da fermentação do ácido lático natural, também chamada de “kvashenie”, é uma parte importante da cozinha russa.
Curiosamente o caviar, tanto preto como vermelho, é muito consumido e não falta à mesa. Isso porque lá este é um produto barato, diferente do que ocorre no Brasil. A iguaria está presente até no café da manhã, que lá é mais reforçado, sendo praticamente um almoço.