Conder promove cursos e oferece novas oportunidades para moradoras de Alagados

Para um grupo de mulheres da comunidade de Massaranduba, nos Alagados, as mãos que retratam a história agora trançam também novas oportunidades. A partir do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sócio Ambiental (PIDSA), desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) na região, vem sendo realizada uma série de atividades voltadas para a geração de emprego e renda, educação ambiental, autoestima, e oferta de serviços diretos para promoção da saúde com apoio de instituições parceiras, entre outros.

Nesta sexta-feira (22), por exemplo, foi realizada a Oficina de Tranças, dentro do ciclo de ações planejado para a comunidade, onde a Conder acaba de concluir e entregar 174 novas unidades habitacionais. As obras de urbanização integrada da Conder, voltadas para comunidades carentes, estão atreladas aos projetos sociais, por meio do PIDSA. Inicialmente, é feito um diagnóstico social para depois ser desenvolvido um trabalho com a comunidade.

Origem, representatividade e símbolo de resistência, bem como a técnica e tipos de tranças afro foram abordadas durante a oficina, que teve início em 18 de outubro, com uma carga horária de 20 horas. As alunas que concluíram 75% do curso receberam certificado da capacitação profissional.

Fonte de renda

Entre uma trança e outra, a cuidadora de idosos Ione Oliveira, 46 anos, já faz planos para colocar em prática tudo que aprendeu e incrementar a renda familiar. “Eu sempre quis fazer esse curso, mas não tinha condições. Estou tão feliz, já me vejo trabalhando em minha casa ou até em domicílio, tendo minhas clientes e conseguindo comprar minhas coisinhas”, disse.

Desempregada e mãe de uma criança de três anos, Jaice Dantas, 34, afirmou que “a Conder abre portas. Primeiro foi a porta do meu apartamento, a oportunidade da minha casa, agora é esse curso. É uma porta de entrada, né? Quero muito trabalhar com isso. Aprendi muito no curso e tenho certeza de que ajudou até as pessoas que já trabalham na área”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.