Concurso de Redação da Codesal premia alunos da rede municipal
Três alunos da rede municipal de ensino receberam as premiações do 1º Concurso de Redação da Defesa Civil, durante cerimônia nesta quarta-feira (22), no Museu Eugênio Teixeira Leal – Cineteatro, no Pelourinho. A iniciativa da Defesa Civil de Salvador (Codesal) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) envolveu 334 estudantes da rede, que participaram da capacitação do Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE) e dissertaram sobre o tema “Conhecer, Integrar e Prevenir: Por cidadãos Conscientes e Cidades Resilientes”.
A etapa final reuniu 12 finalistas. Os vencedores foram Maria Luísa Silva Lima, da Escola Municipal Santo Antônio das Malvinas (Coutos); João Victor Santana de Souza, da Escola Municipal Campinas de Pirajá; e Larissa Victoria Silva de Oliveira Souza, da Escola Municipal Oito de Maio (Periperi).
Aluno do 5°ano da Escola Municipal Luiz Anselmo, localizada no bairro do mesmo nome, Álvaro Miguel Souza, 11 anos, foi um dos finalistas. Questionado sobre as impressões a respeito do tema, o menino sorriu e disse: “Precisava ajudar as pessoas a evitar acidentes. O título do meu texto foi ‘Como é feito o trabalho da Codesal’. Nele, expliquei sobre a importância de não jogar lixo de maneira errada e de que forma isso pode causar uma tragédia”, disse o menino.
Dedicado e considerado um dos alunos com melhor rendimento em classe, Álvaro não esconde a predileção pela escrita. “Eu adoro redação. Tiro nota boa em tudo, mas amo escrever, contar histórias”, falou entusiasmado. Os alunos premiados receberam vouchers de passeios turísticos e ingressos para acesso à Casa do Carnaval, Museu da Música e Casa Jorge Amado.
Prêmios – O concurso integra as ações do PDCE, que foi criado em 2016 para estimular o protagonismo entre alunos da rede municipal em comunidades escolares próximas a áreas de risco, para que atuem na prevenção de acidentes, equipando-os com conhecimentos cruciais para lidar com situações adversas. O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, afirma que a iniciativa de inserir o concurso do PCDE foi um sucesso, tendo a adesão de estudantes das escolas da capital e das ilhas.
“Estamos muito felizes com o resultado e empenho dos nossos alunos. Tivemos estudantes de toda nossa rede. Com certeza faremos uma edição ainda melhor e maior no próximo ano. Foi uma ferramenta a mais de nos aproximarmos do público infantil, mostrando o trabalho importante que a Defesa Civil promove ao longo do ano”, frisou.
Presente na cerimônia de premiação, o secretário de Educação do município, Tiago Dantas, fez questão de ressaltar o quanto ações transversalizadas são fundamentais para o desenvolvimento da educação. “Abraçamos a ideia da Defesa Civil e juntos fomentamos essa iniciativa, que além de estimular a escrita e a prática da redação, também levou para as crianças o conhecimento do funcionamento da Defesa Civil. Foi um trabalho bonito, de conscientização, levando os estudantes a reflexão de que a falta da prevenção pode impactas diretamente em todas as nossas comunidades. Foi um momento de aprendizado muito rico”, salientou.