Complexo do Teatro Castro Alves lança programa de visitas educativas
A Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) lança o ‘TCA de Perto – Programa de Visitas Educativas no Teatro Castro Alves’. A partir de quarta-feira (6), de forma inédita, o Teatro Castro Alves abre as portas e compartilha a memória do equipamento, que é fundamental na história cultural da Bahia. Os agendamentos das visitas já podem ser feitos gratuitamente, por meio do site da ATCA.
As visitas poderão ser agendadas de terça a sábado, entre as 9h e as 16h, e têm o limite de até 10 pessoas por grupo de visita. Para entrar no Complexo do TCA, é preciso comprovar ter tomado as duas doses de vacina contra a Covid-19 ou dose única, mediante apresentação do documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou do Certificado de Vacinação, obtido por meio do aplicativo “ConecteSUS”, do Ministério da Saúde. O acesso somente será autorizado após a aferição da temperatura, que deverá estar abaixo de 37,5°C.
Além disso, outros protocolos de prevenção à disseminação da Covid-19 deverão ser cumpridos, como o uso de máscara facial (cobrindo boca e nariz) e a higienização das mãos com álcool em gel 70%. A Cartilha de Protocolos Sanitários do Teatro Castro Alves pode ser acessada no site do programa.
TCA por diversos ângulos
Com a mediação de educadores, que foram capacitados especialmente para atender aos visitantes, os grupos serão conduzidos em roteiros para adentrar nas histórias e compreender a estrutura, arquitetura e aspectos históricos do Teatro Castro Alves. Esses roteiros de visitação, que possuem duração de cerca de 1 hora, são construídos com diversos módulos, considerando as expertises diversas das identidades, vivências e áreas de conhecimentos dos educadores. Cada um deles está preparado para imprimir nas visitas um pouco desta visão particular do complexo, a depender das expectativas de cada público visitante, explorando os pontos de interesses específicos para aquele grupo, caso o interesse maior seja em teatro, arquitetura ou artes plásticas, por exemplo.
Os principais pontos do roteiro são: Sala Principal, Concha Acústica, Foyer, Centro Técnico, Sala do Coro, Esplanada e os corpos artísticos, Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Outra característica da perspectiva modular de visitação é fazer com que cada experiência seja única para o visitante.
Ocupação ‘Mobiliário-Memória’
Em conjunto com a abertura das visitas do projeto TCA de Perto, nesta terça-feira (5), será lançada a ocupação ‘Mobiliário-Memória’, no foyer do TCA, que consiste em uma série de mobiliários feita a partir de reminiscências de cenários que já ocuparam as entranhas do Teatro Castro Alves: os palcos, ateliês e corredores.
O mobiliário, concebido pela RMota Cenografia e construído com a expertise em engenharia do espetáculo do Centro Técnico do TCA, é composto, por exemplo, de uma poltrona construída a partir de material do cenário da reinauguração da Concha Acústica em 2016, ou uma cadeira feita com madeira antiga do palco da Sala do Coro de antes da reforma, em 2018. O conceito de mobiliário-memória, que faz parte do programa de visitação do complexo, dialoga com a proposta do TCA de Perto de dar protagonismo a uma atividade tão fundamental para o teatro, que é a cenotecnia.
O projeto tem realização da ATCA em parceria com o Teatro Castro Alves e seus corpos artísticos: Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e o Centro Técnico. O TCA de Perto é um projeto contemplado no Programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural, que consiste em uma campanha de financiamento coletivo junto ao BNDES e ao site Benfeitoria. Em 2020, foi realizada uma arrecadação com a sociedade civil, seguida da contrapartida financeira do Programa.
Ações já realizadas
Entre os meses de junho e julho, foram realizadas as ‘Ações de Formação’ para os educadores das visitas do projeto, com palestras sobre a história do complexo TCA, as obras de arte e documentos que ele abriga. Também foram realizadas oficinas de roteiro, mediação e acessibilidade. Neste mesmo período, ocorreram ações de conservação das obras de arte que ficam expostas no foyer do Teatro Castro Alves, como a escultura ‘O Cangaceiro’, de Mário Cravo Jr., o painel ‘Episódios da História da Bahia’, de Carybé, assim como de bustos e placas com marcos históricos e o cartaz de inauguração do teatro.
Como a realização do projeto foi concretizada graças a uma campanha de financiamento coletivo junto ao BNDES e o site Benfeitoria. Parte da contrapartida aos benfeitores consiste em experiências de visitas. Algumas delas estão sendo realizadas no início do mês de outubro.
ATCA
A Associação Amigos do Teatro Castro Alves é uma organização sem fins lucrativos, formada em 2012 pela sociedade civil que atua propondo ideias, desenvolvendo projetos e articulando forças com o propósito de contribuir com o desenvolvimento do Complexo Teatro Castro Alves. Há mais de três anos, a ATCA também é gestora da Osba, a partir do processo de publicização da orquestra, consolidado em abril de 2017.
Complexo TCA
Ícone da arquitetura moderna brasileira, tombado em 2014 pelo Iphan, o TCA é um complexo cultural cuja história está entrelaçada com a cultura da Bahia e do Brasil. O TCA é o principal equipamento cultural do estado, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação Cultural do Estado (Funceb).
A edificação, com sua arquitetura única, é testemunha e parte do desenvolvimento urbano de Salvador, encravada no Centro da capital baiana, articulando diversos bairros e projetando-se para a Praça Dois de Julho, no Campo Grande, cartão postal da cidade.
O TCA teve o primeiro espetáculo apresentado em 1960 e tem uma lendária trajetória de construção e reconstrução, permanecendo em constante renovação. Os três palcos do teatro – Sala Principal, Concha Acústica e Sala do Coro – são cenários fundamentais das artes do país, tendo recebido os principais nomes de nosso contexto cultural, bem como variados artistas internacionais.