Codecon comemora Dia Mundial do Consumidor com ações de conscientização e fiscalização
A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), inicia, nesta quarta-feira (15), as comemorações do Dia do Consumidor com uma série de atividades, nos principais shoppings centers da cidade. A iniciativa tem como objetivo intensificar a fiscalização e orientar lojistas, vendedores e consumidores sobre os seus direitos e deveres, com base no Código de Defesa do Consumidor.
Além das atividades itinerantes, com distribuição de cartilhas e do CDC impresso e digital, a Codecon terá um balcão fixo no Salvador Shopping, funcionando até a próxima sexta-feira (18), das 9h às 22h, para sanar dúvidas referentes à legislação.
“O Dia do Consumidor é uma oportunidade para divulgar a importância da legislação de proteção ao consumidor e da necessidade de conscientização e fiscalização por parte dos órgãos competentes. É importante lembrar, também, que o trabalho não se limita a essa data. A Codecon está comprometida em garantir os direitos dos consumidores, durante todo o ano. Por isso, reforçamos a importância de denunciar práticas abusivas, para a construção de uma relação de consumo mais justa e transparente”, declarou o diretor-geral do órgão, Zilton Krüger Netto.
Atendimento – Para acessar os serviços da Codecon, o interessado deve se dirigir à Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Para mais orientações, o cidadão pode ligar para (71) 3202-6270, usar o aplicativo Codecon Mobile, acessar a página do órgão no site www.codecon.salvador.ba.gov.br , no Instagram (@codecon_salvador) ou Facebook (CodeconSalvador).
Além de orientações sobre o consumo, serão oferecidos serviços gratuitos como abertura de termo de reclamação e cálculos revisionais, que podem ser utilizados pelo consumidor em processos judiciais.