Circo de Só Ler incentiva hábito de leitura nas escolas municipais
A leitura na infância consegue mudar hábitos, auxiliar no desenvolvimento infantil e apresentar às crianças uma nova percepção sobre o mundo. Pensando nisso, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), está realizando nas escolas municipais a apresentação do Projeto Circo Só Ler.
Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Almir Oliveira, localizado em Mussurunga, assistiram ao teatro mágico. Participaram da apresentação crianças do Grupo I ao Grupo V, com idades entre dois a cinco anos.
Muito feliz por assistir à peça teatral, o aluno do Grupo V do Cmei Almir Oliveira, Davi Lucas, 6 anos, disse ter gostado bastante do que viu. “Eu gostei muito das luzes, do palhaço e das músicas”.
“Realizamos aqui no Cmei esse incentivo de aprendizagem da leitura, e hoje o projeto Circo de Só Ler está contribuindo também com esse trabalho de desenvolvimento da criatividade, imaginação e curiosidade”, disse a diretora da unidade, Cátia Pena.
A professora de educação infantil do Grupo III, Gleynise Santana, destacou também como a atividade lúdica faz a diferença no processo de desenvolvimento da criança. “Poder ter acesso a esse tipo de produção que está sendo apresentado hoje aqui é muito importante, pois eles podem acessar o mundo do imaginário, através dos sons e imagens, que a leitura traz”.
Enredo – O Circo Só Ler é um musical teatral que tem como objetivo incentivar o hábito da leitura infantil. A peça teatral é feita com marionetes e conta a história de um jovem garoto que gostava muito de brincar, jogar bola e videogame, mas não possuía o hábito da leitura, até que um dia um circo chegou até sua cidade e fez com que ele pudesse enxergar novos horizontes através da leitura.
O musical conta com a presença de 14 bonecos de fantoches, dentre eles, um boneco que incentiva o uso de máscara como forma de prevenção ao vírus da Covid-19. “Com essa pandemia, resolvemos também idealizar a criação de mais um boneco como uma forma de orientar às nossas crianças da importância do uso de máscara”, disse o técnico de logística do projeto, George Pinheiro.
O projeto criado no ano de 2014 tem duração de 40 minutos e já recebeu o prêmio Braskem de teatro como “Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil” no ano de 2015.