Chapada Diamantina ganhará vinícola sustentável na região de Mucugê
Os turistas e amantes de vinho terão mais um espaço para conhecer na Chapada Diamantina. Nos arredores de Mucugê foi construída a Vinícola Uvva, um projeto que começou a ser desenhado em 2012, e que fica localizado à beira da Serra do Sincorá.
O espaço ainda não tem data de inauguração para o público, mas expectativa é que aconteça nos próximos meses. A vinícola investe em uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot. Haverá larga produção comercial e também microlotes especiais.
O prédio da vinícola tem assinatura Vanja Hertcert, especialista em vinícolas. A estrutura conta com uma visão panorâmica do vinhedo que chega a uma extensão de 80 km, obtendo a Serra do Sincorá como pano de fundão. Ainda no primeiro pavimento, haverá a presença de uma loja e uma varanda para degustação no local.
No segundo piso, estará localizado um laboratório, área de enologia e salas de curso e de degustação, além dos setores administrativos. No terceiro ficará a produção incluindo etapas como a vinificação e o engarrafamento dos vinhos.
O local tem sustentabilidade como ponto forte, ao privilegiar a incidência de iluminação natural e prever o aproveitamento da água das chuvas para irrigação de jardins.
Os vinhos têm assinatura do enólogo Marcelo Pretroli, responsável pela produção que chegará ao mercado ainda em 2022. A vinícola é comandada por Fabiano Borré, gaúcho cuja família chegou à Chapada na década de 80 em busca de novas terras.
Os visitantes da Vinícola Uvva passarão por diversas experiências, entre elas tour guiado pela vinícola, degustação de rótulos da casa e restaurante com vista panorâmica. Há a expectativa de implementação de novas atividades, como piquenique e passeio de bicileta.
Outras vinícolas
Esta não é a primeira vinícola da Chapada Diamantina, mas é a primeira na região de Mucugê. Outras vinícolas da Chapada Diamantina são a Vaz – Vinhas do Morro e a Vinícola Reconvexo, ambas na cidade de Morro do Chapéu. As duas recebem turistas para visitação. (Fonte Ibahia)