CCZ promove estande itinerante para mobilização dos cidadãos contra o Aedes
Com o objetivo de intensificar as ações de Educação em Saúde, especialmente no combate e controle das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Setor de Educação e Mobilização Social (Semob) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Salvador, promove um estande educativo itinerante em unidades de saúde, Prefeituras-Bairro, secretarias e outros órgãos municipais. A ação foi iniciada na última segunda-feira (10) e segue até o dia 28, das 8h às 12h.
O estande conta com a exposição de maquetes, tubitos com larvas e pupas do Aedes aegypti, placas e cartazes informativos, além da distribuição de materiais informativos, rodas de conversa e palestras. De acordo com a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, as ações de Educação em Saúde são importantes para orientar a população à prevenção e controle do vetor.
“Nesse momento, que é um período de chuvas, é fundamental que a população seja alertada sobre a necessidade de aplicarmos medidas de prevenção contra o mosquito, incluindo a vigilância nos domicílios, locais de trabalho e espaços de convivência. A ideia é convidar a população para participar conosco dessa grande mobilização social para prevenção e controle do Aedes aegypti em nossa cidade”, declara.
Nesta semana, o estande já passou pelo 6º Centro de Saúde Rodrigo Argolo, em Tancredo Neves, e está presente na Unidade Básica de Saúde Orlando Imbassahy, no Bairro da Paz; na Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, em Paripe; e na Prefeitura-Bairro Itapuã/Ipitanga, em Itapuã.