Carnaval Digital Bahia é promovido pela Setur-BA e Senai-Cimatec
Com o objetivo de incrementar a promoção do destino Bahia, o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur-BA), em parceria com o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologias (Senai-Cimatec), realiza o Carnaval Digital Bahia. A ideia é incluir a festa no mundo digital, com o uso da tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada, permitindo que uma pessoa, em qualquer lugar do mundo, possa vivenciar as experiências de um folião na avenida.
De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, “a inovação é um instrumento importantíssimo na atração turística e o Governo da Bahia está atento a essa nova tendência. O objetivo é inovar o turismo e valorizar a cultura da Bahia, atraindo ainda mais pessoas aqui para o nosso estado”.
Filtros temáticos nas redes sociais podem ser acessados, com a ferramenta QR-Code no celular, em totens nos postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) do Centro Histórico, Aeroporto e Rodoviária de Salvador e nos quatro postos instalados para o Carnaval, no Pelourinho, Barra, Ondina e Campo Grande. “Através dessa iniciativa, o turista pode usar, de forma virtual, uma fantasia de um bloco tradicional ou de uma representação cultural do estado”, explicou Bacelar.
A gerente da Indústria Criativa do Senai-Cimatec, Mariana Inah, explica que a iniciativa coloca a cultura, a arte e o turismo de Salvador em outro patamar. “Desenvolvemos uma série de ações relacionadas ao Carnaval da Bahia, que vão ajudar a romper a barreira física, que temos hoje no presencial, para trabalhar o Carnaval em outro aspecto. No mundo digital, as ações são exponenciais, porque não tem barreira física. Desta forma, transbordamos para o mundo e para quem quiser viver um pouco essa energia, esse calor, que o carnaval da Bahia tem”, explica a gerente. A parceria possibilitou a criação de filtros, que são aplicações em realidade aumentada, trazendo uma complementaridade ao que está sendo vivido.
Nas redes sociais, estão disponíveis filtros com turbantes dos Filhos de Ghandy e temas relacionados à iconografia da Timbalada e dos Mascarados de Maragogipe. Imagens aéreas, vídeos e fotografias da folia, em 360º, estão sendo registrados nos principais circuitos e o conteúdo será utilizado nas ações promocionais do destino Bahia, podendo ser observado com o uso de óculos 3D, aparelho celular ou por meio do YouTube.
“É uma tecnologia muito usada hoje em museus dos Estados Unidos e da Europa, com animações e material informativo que servem de acessos complementares ao que está sendo exposto, com a recriação, por exemplo, de cenas históricas, permitindo uma vivência da antiga realidade”, pontua a gerente da Indústria Criativa do Senai-Cimatec.