BTCA e Escola de Dança da UFBA criam performance e abrem o Mês da Dança com apresentações
Feminilidades, mulheridades e transfeminismos: conceitos fundamentais do debate social contemporâneo e que contestam noções binárias e normativas de gênero, foram as pautas debatidas para a criação de “Antes de dizer adeus”, performance do Balé Teatro Castro Alves (BTCA).
O resultado será encenado de quarta a sexta-feira (30 e 31 de março e 1º de abril), às 17h30, no entorno do Teatro Castro Alves (TCA), convocando o público nas ruas a adentrar o Foyer do TCA para o encerramento da apresentação.
No dia 1º abril, quando se comemora o aniversário de 41 anos do BTCA e se inicia o Mês Internacional da Dança, a performance se encerra com uma roda de conversa pública sobre a trajetória e experiências da companhia oficial de dança da Bahia, na Sala Principal do TCA. Todas as atividades são gratuitas.
A direção coreográfica é de Aldren Lincoln e Giltanei Amorim, artistas vinculados ao Grupo de Pesquisa Labzat: Laboratório Coadaptativo, do Programa de Pós-Graduação em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDança/UFBA).
Aldren Lincoln e Giltanei Amorim partiram de suas pesquisas acadêmicas, que abordam as autonarrações e a decolonialidade na dança, para compor, colaborativamente, uma ação que se configura como uma marcha sinuosa e anticívica, uma procissão fúnebre e uma tentativa de fuga. O processo de criação ocorreu durante 10 encontros imersivos com o BTCA, sob direção artística de Ana Paula Bouzas.
BATE-PAPO DOS PÉS À CABEÇA – Dando o pontapé desta curta temporada, no dia 29 de março (terça-feira), às 20h, Giltanei Amorim será o convidado do projeto “Bate-papo dos Pés à Cabeça”, em que o elenco do BTCA realiza reflexões em conversas descontraídas ao vivo pela internet, discutindo aspectos técnicos da linguagem da dança, além de pensamentos e conceitos que compõem a estética ou a prática do BTCA.
Desta vez, o dançarino Ruan Wills conduzirá este papo para destrinchar os caminhos criativos da performance “Antes de dizer adeus” e a pesquisa de Giltanei. Durante a transmissão via Instagram (www.instagram.com/btca.oficial), o público tem a possibilidade de interagir, enviando suas perguntas que serão lidas pelo mediador.
Giltanei Amorim é licenciado, mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Escola de Dança da UFBA. Articulando dança e política, tem apresentado seus trabalhos artísticos em países como Espanha, Alemanha, Argentina e México. Atualmente, desenvolve uma pesquisa acadêmica relacionada às “Performatividades Decoloniais em Danças Contemporâneas Latino-Americanas” e é colaborador do 17, Instituto de Estudios Críticos de México.
SERVIÇO:
Bate-Papo dos Pés à Cabeça – Especial “Antes de dizer adeus”
Mediador: Ruan Wills (dançarino do BTCA)
Convidado: Giltanei Amorim
Quando: 29 de março (terça-feira), 20h
Onde: www.instagram.com/btca.oficial
Quanto: Gratuito
BTCA Performa – “Antes de dizer adeus”
Direção coreográfica: Aldren Lincoln e Giltanei Amorim
Quando: 30 e 31 de março e 1º de abril (quarta a sexta-feira), 17h30
Onde: Arredores e Foyer do Teatro Castro Alves
Quanto: Gratuito
41 anos do BTCA – Roda de conversa pública
Quando: 1º de abril (sexta-feira), após a performance “Antes de dizer adeus”
Onde: Sala Principal do Teatro Castro Alves
Quanto: Gratuito