Bloco Os Mascarados desfila com Larissa Luz e convidados nesta quinta
Sem perder a identidade de bloco mais plural e alegre de Salvador, Os Mascarados inova ao escolher a cantora Larissa Luz para assumir o comando do seu 22º carnaval, nesta quinta-feira (16), no tradicional Circuito Dodô (Barra-Ondina). Como anfitriã, a cantora baiana vai receber artistas convidados para puxar o trio, seguindo uma das características do bloco em reunir várias atrações musicais.
Na corte dos Mascarados, os foliões seguirão as ordens do rei, o ator Chico Diaz, e da rainha, a enfermeira e ex-primeira dama Fátima Mendonça, escolhidos para o reinar no bloco no em 2023. Outra novidade é a presença do ator, diretor e roteirista Thiago Almasy, escolhido como o primeiro embaixador dos Mascarados. O baiano, que ficou conhecido pela atuação e direção da websérie Na Rédea Curta, vai interagir com o público e revelar tudo o que acontece em cima do trio pelas suas mídias sociais.
Ausente há dois anos do Circuito Dodô, por conta da pandemia, a previsão é de que o bloco multiplique seus milhares de seguidores eufóricos pelo retorno do Carnaval. É esperado uma grande invasão de foliões, que seguem a tradição em trocar suas identidades por personagens do universo político, ficção e das artes.
A escolha de Larissa Luz marca o início da renovação dos Mascarados, o maior bloco pipoca de fantasias no Nordeste. Dona de um discurso de empoderamento, ancestralidade e afrofuturismo, o posicionamento de Larissa Luz se tornou importante na sua escolha para puxar o bloco. Desde sua criação, Os Mascarados mantém o discurso em defesa das minorias e abraça campanhas como “Use Caminha” e de combate da violência contra a mulher.
Para a alegria de milhares foliões, o convite das empresárias do bloco Jaqueline Azevedo, Selma Calabrich e Paula Resende foi aceito por Larissa Luz. Os Mascarados têm alma e mente libertária feminina, pois é o único bloco comandado por três mulheres na Bahia, todas com trabalhos significativos em todas as áreas culturais e nos setores sociais.
“Estou muito feliz e honrada por poder participar da construção de mais um capítulo na história dos Mascarados, esse bloco tradicional, lúdico que é tão marcante na vida de tantos foliões”, comenta Larissa.
Ela destaca a importância por ter sido agraciada com o carinho e aprovação de Margareth Menezes, artista que admira muito e acompanha a carreira desde sempre. “Tem o peso da responsabilidade, mas tem também a leveza por trás do simbolismo que é ter uma mulher negra no Ministério da Cultura passando bastão para outra artista negra, da terra, de outra geração com muita generosidade e acolhimento”.
No trio dos Mascarados, a cantora assume o comando com a proposta de apresentar um repertório que segue o conceito musical do bloco. Para isso, fez uma mistura da sua música baiana contemporânea com clássicos da MPB, axé e de carnavais antigos. Com muito movimento e swing para divertir os foliões, Larissa conta que vai reverenciar os antigos carnavais, revisitando marchinhas e homenageando Moraes Moreira, além do arrocha e versões de pop.
“Tentei compor um repertório com muita música preta baiana e Brasileira, indo de Brown, Timbalada à Lazzo, passando por nossas grandes divas Elza, Leci Brandão e, é claro, Margareth Menezes. Peguei alguns hits do momento e inclui de forma divertida, como Zona de Perigo, de Léo Santana, e trouxe algumas menções aos artistas da Bahia que constitui um novo momento como Baiana System, Rachel Reis e Afrocidade”, explica.