Biblioteca Carolina Maria de Jesus recebe doação de livros da Fundação Pedro Calmon
Cinquenta títulos com temas da literatura antirracista foram doados pela Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), por meio do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. Os livros irão compor o acervo da Biblioteca Especializada Carolina Maria de Jesus. A entrega aconteceu na Biblioteca Central do Estado da Bahia.
Na oportunidade, a coordenadora do Centro de Referência Nelson Mandela, Aline Santos, destacou: “é fundamental essa entrega para estreitar os laços, a Biblioteca Carolina Maria de Jesus fica localizada no Centro de Referência Nelson Mandela, e, para além do atendimento às vítimas, realizamos esse trabalho educativo, e articulação para combate ao racismo e à intolerância religiosa. Por isso, essa parceria com a Fundação Pedro Calmon é tão importante”.
O diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, enfatizou que o trabalho conjunto reforça as ações educativas no estado: “atuamos em conjunto com as secretarias, e a Sepromi tem sido parceira, acompanhando as festas, feiras e festivais literários. Neste ano, temos, ainda, mais ações a serem desenvolvidas para reforçar o trabalho de levar a conscientização sobre temas tão caros para nós, como a luta antirracista”.
Estiveram presentes: a coordenadora executiva da Secretaria Promoção da Igualdade Racial da Sepromi, Aline Telles, a conselheira do Plano Estadual do Livro e da Leitura (Pell), representante da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), Joyce da Paixão, e o chefe de gabinete da Fundação Pedro Calmon, Caruso Costa.
Biblioteca Especializada Carolina Maria de Jesus
A biblioteca está localizada no Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, no andar térreo da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do estado da Bahia. Possui diversos títulos e gêneros literários afrocentrados e é considerada a primeira biblioteca baiana especializada nas temáticas raciais relacionadas ao Direito e Acesso à Justiça, Psicologia e Serviço Social, áreas do conhecimento abarcadas pela atuação multidisciplinar do Centro de Referência Nelson Mandela.