Banda de Boca volta à cena com o álbum “No Breu”
A Banda de Boca volta à cena fonográfica depois de um longo hiato, brindando o público com o álbum “No Breu”, um disco marcantemente autorial e comemorativo dos 20 anos de carreira da banda.
A live de lançamento desse trabalho será no dia 18 de março, às 20h, no canal do YouTube da banda e nas principais plataformas digitais de música, como a Spotify, Apple Music, Deezer e Tidal. O link para o pré-save já está disponível nas redes sociais da BB.
O maestro Hiran Monteiro antecipa que o universo rítmico da Bahia dá a tônica ao álbum. O samba de roda e os mais diversos ritmos afro ganham destaque nas novas canções. ” São os nossos sentimentos de raiz em buscas das batidas e sons das ruas”, reflete.
O “No Breu” apresenta também outra novidade em algumas faixas: a “intrusão” de instrumentos musicais como violão e percussão. Vale lembrar que a Banda de Boca não usa instrumentos e se notabilizou por reproduzir com perfeição os sons de cordas, sopro, teclado, metais e percussão com a voz.
Com aura de encantamento, lendas do folclore brasileiro também marcam presença no álbum. Um dos exemplos é a ritmada faixa O Curupira, além de O Saci, ambas de Hiran Monteiro.
“Tanto os becos da cidade quanto os mistérios das matas são referências para as nossas composições, disse, contando que o processo de gravação começou antes da pandemia do Covid-19 e finalizou no final de 2021. “Essa reclusão improvisada nos possibilitou muitas experimentações e um zelo maior com cada nota, com cada acorde, com cada batida”, revelou.
O álbum “No Breu”, gravado no Home Studio Banda de Boca e masterizado por Luiz Tornaghi, teve participações especiais dos cantores Neto Moura – ex-integrante da banda – Semírames Souza, Audrey Shakir e Lara Monteiro, autora da faixa A lara.
Lincoln Marinho assina a arte visual da capa do disco. Com uma indicação ao Grammy Latino a Banda de Boca leva prêmios na bagagem e colaborações em discos de grandes nomes da MPB como Caetano Veloso, Carlinhos Brown e Daniela Mercury. “No Breu”, segundo Hiran Monteiro, é o trabalho que mais revela as inspirações e aspirações da banda.