Autoras de literatura infantil marcam presença na Bienal do Livro Bahia
Entre as diversas atrações da Bienal do Livro Bahia – que volta a ser realizada entre os dias 10 e 15 de novembro, no Centro de Convenções Salvador -, as autoras de livros infantis Renata Fernandes, Emília Nuñez e Lulu Lima estarão presentes com um estande compartilhado entre as respectivas editoras Letra A, Tibi e Mil Caramiolas.
Será uma áreea vizinha ao Espaço Infantil da Bienal, com cerca de 60 títulos para crianças de todas as idades e com contação de histórias durante os seis dias do evento. Renata e Emília também serão atrações do Espaço Infantil, com contações de histórias nos dias 11 (sexta-feira) e 12 (sábado) sempre às 11h.
Renata, Emília e Lulu são expoentes de uma nova geração de escritoras infantis da Bahia. Juntas, já venderam mais de 500 mil exemplares.
Têm seus livros adotados pela maioria das escolas de Salvador e já alcançaram voos mais longos, com obras espalhadas por todo o país, em livrarias, projetos pedagógicos de escolas, marketplaces, clubes de leitura, plataformas digitais e de podcasts.
Parcerias com editoras internacionais também já levaram os livros das escritoras para países como Estados Unidos, Alemanha, Holanda, França, Espanha, Inglaterra e Japão.
São presenças constantes em eventos literários como FLICA, FLIP, Campus Party, Bienal do Livro de São Paulo e também em eventos internacionais como Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e Feira Internacional do Livro (Barcelona).
“A Bahia tem uma riqueza cultural muito grande e o retorno da Bienal do Livro, depois de tantos anos ausente, vai ser um marco para o mercado editorial do nosso estado. A literatura infantil vai ter grande destaque, e as nossas crianças vão ter acesso a livros incríveis de escritoras e escritores baianos”, declarou Renata Fernandes.
Já para Emília Nuñez, a Bienal é muito especial por celebrar a literatura e por “inspirar crianças a gostarem de ler”. Ela destaca que no evento, a garotada poderá conhecer seus autores preferidos, além de “ler novos livros e fazer amizade com outras crianças leitoras”.
Lulu Lima ressalta que a Bienal é a maior festa da literatura. “Em nenhum outro momento há tanta troca entre leitores e escritores (e todo escritor não é também leitor?). É neste encontro que as janelas se abrem, as ideias se multiplicam e muitos projetos nascem. A Bienal tem essa importante função de acordar em nós a paixão pela literatura. E fazê-la brotar nos mais pequeninos”, pontua.
Onde encontrar as autoras
– Estande B13, próximo ao Espaço Infantil, onde diariamente haverá contação de histórias com as autoras, sempre às 11h, 15h, 17h e 19h.
– Espaço Infantil – Bienal do Livro
Dia 11/11 (sexta) às 11h, lançamento do livro Criança de Estimação, de Renata Fernandes;
Dia 12/11 (sábado) às 11h, contação de história do livro A menina da cabeça quadrada, de Emília Nuñez.