Arraial d’Ajuda tem praias bonitas e parque aquático
Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, tem praias bonitas, a maioria de mar calmo, e um super parque aquático. É também a melhor base de passeios do Sul da Bahia. Com cara de vilarejo, o lugar reserva pousadas aconchegantes, bons restaurantes, relíquias históricas e praias encantadoras. Não há como errar na escolha litorânea, na verdade, mas você pode verificar qual se adequa melhor ao seu perfil e expectativa.
Confira as melhores praias de Arraial D’Ajuda:
Praia da Pitinga – Se você é daquelas pessoas que busca um certo sossego, mas não quer encarar longos percursos e trilhas, Pitinga pode ser ideal. Cercada por falésias em tons que variam do vermelho ao laranja, a praia conta com águas cristalinas, mornas e esverdeadas, com ondas fortes, que banham a areia fofa. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais, que são um grande atrativo para o público, especialmente para as crianças, que podem se divertir a vontade.
Taípe – Isolada e distante do centro de Arraial, Taípe é tão bela que poderia ser facilmente uma extensão da Praia do Espelho. O cenário selvagem, emoldurado por enormes falésias, logo captou a atenção de investidores, que construíram o enorme resort de luxo Club Med acima das formações rochosas. Na parte baixa o se vê é apenas natureza: mata nativa, restingas, mar agitado, areia dourada e, para a surpresa de muitos durante a caminhada, surge uma lagoa no meio da praia, já na divisa com a praia da Pitinga. O banho de água doce cai bem depois de se salgar no mar. Apesar de ser remota, conta com uma barraca familiar que serve porções, tem banheiro, quadra de vôlei e redes para descanso.
Praia do Parracho – Ponto de encontro, especialmente dos mais jovens, em Arraial, Parracho é lugar de agitação. No verão, é festa que não acaba mais na beira do mar, com destaque para o Uíki Parracho, local de grandes eventos, de shows a casamentos; de baladinhas ao aguardado Reveillón, chamado de Sundance. A praia também atrai pessoas que se dedicam a esportes náuticos, além de famílias em busca de piscinas naturais durante a maré baixa.
Apaga-Fogo – Um dos cartões postais da região, Apaga-Fogo foi a escolhida para a construção do sofisticado Arraial d’Ajuda Eco Resort, que ocupa 70 mil m², dividindo-se entre hospedagem, lazer e entretenimento, com um ecoparque cheio de atrações aberto ao público (ingressos a R$ 70 por pessoa). A localização é realmente pra lá de privilegiada: na esquina entre o oceano Atlântico e o Rio Buranhém, por onde é feita a travessia de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda. A praia é apta para banho, conta com piscinas naturais e entre como opção para a prática de mergulho livre.
Mucugê – Movimentada e com infraestrutura turística, a praia do Mucugê é a mais conhecida de Arraial por estar bem ao centro do distrito. Em períodos muito cheios, é bom checar antes se está própria para banho. Ainda assim, tem um mar azulado bonito de ver, quase sem ondas e com piscinas naturais quentinhas na maré baixa. Na faixa de areia há muitos quiosques e restaurantes a beira-mar, incluindo espreguiçadeiras para quem deseja passar o dia todo a ver navios. Dependendo da programação, pode ficar bem animada durante a noite, com festas e raves. A praia é passagem para quem vai até Pitinga, alcançada numa caminhada tranquila, além de estar próxima da Rua do Mucugê, a principal e mais badalada do centrinho.
Praia de Araçaípe – Onde estão os moradores de Arraial d’Ajuda? Provavelmente tomando um banho de mar em Araçaípe ou na Praia dos Pescadores, que fica no caminho, atraindo o mesmo público. Localizada próxima a Apaga-Fogo, conta com uma paisagem é um tanto romântica, com barquinhos no horizonte das águas esverdeadas, cheias de recifes de corais e uma porção de conchinhas levadas pelas ondas até a areia. Na maré baixa, muitas piscinas naturais surgem para ampliar a diversão da galera no mar sossegado. Quando a fome bate, as barraquinhas ficam cheias, especialmente o Sting Sport Praia Bar, que serve peixe frito como especialidade da casa e é um tanto concorrido.