Apae Salvador realiza segunda capacitação profissional pelo Pronas neste final de semana
A Apae Salvador realizará, nos próximos dias 28 e 29 de janeiro, sexta e sábado, mais um curso do projeto de capacitação e atualização dos profissionais da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Município de Salvador. Com o tema TEA: Terapia Ocupacional e Reorganização Sensorial, a capacitação terá como objetivo orientar sobre os problemas sensoriais que acometem crianças e adolescentes com o transtorno do espectro autista e será ministrado pela professora especialista em Intervenções Precoces do Autismo Baseado no Modelo Denver Ana Marta Vieira Ponte. Para explicar detalhadamente sobre o processo terapêutico envolvendo a terapia ocupacional e as técnicas de reorganização sensorial, com propostas de planos individuais e em grupo de tratamento, a capacitação cumprirá a carga horária de 16 horas e tem como público-alvo terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos.
“Vamos capacitar esses profissionais para que possam identificar os sinais de disfunção sensorial, conhecer melhor a neuroanatomia dos sistemas sensoriais e suas funções, entender a relação da integração sensorial com a vida diária nos seus pacientes e reconhecer a melhor terapia para tratá-los”, explica a coordenadora do projeto, Renata Monteiro. Intitulado “Curso de Capacitação da Equipe Multiprofissional da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência”, o projeto é financiado com recursos do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) do Ministério da Saúde e promoverá a capacitação de 350 profissionais da área de saúde de 22 instituições selecionadas da capital, consideradas referência no segmento de reabilitação e que atendem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de diversos bairros da cidade.
Segundo a superintendente da Apae Salvador, Angela Ventura, este projeto é fundamental, pois existe uma demanda reprimida de capacitação para esse público. “Os cursos são de temáticas diferenciadas e que englobam as necessidades do atendimento às pessoas com deficiência”, disse ela. Desde 2006 a Apae Salvador promove cursos nas áreas da saúde, educação e assistência social, buscando disseminar o know how acumulado ao longo dos mais de 50 anos de atuação na capital baiana. Em fevereiro, o tema abordado será Ostomia: Tratamento e orientações aos pacientes e familiares. O projeto contempla 12 cursos independentes, em um total de 224 horas de atividades.