Animação infantil aborda de forma lúdica a prevenção à COVID-19
A situação a qual as crianças estão expostas no contexto da pandemia é o mote da série infantil de animação As Aventuras de Fiu e Biu: Dentro de Casa. O projeto é uma criação da produtora audiovisual Karol Azevedo e do estudante de cinema Eduardo Tosta, e foi aprovado na 8ª edição do Calendário das Artes 2020, edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
Os personagens são o menino Biu e seu gato de estimação Fiu, que vivem aventuras cotidianas em meio à pandemia e aos novos hábitos rotineiros. A convivência em parceria dos dois coloca em pauta diversos pontos de relevância para esse momento: a prevenção da doença através da
higiene, os cuidados com os animais de estimação nesse período, a atenção para as informações que chegam da internet e o confinamento e distanciamento social.
O roteiro da série foi embasado pelas recomendações e diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e por pesquisas na área sócio-educacional voltadas para crianças e jovens. As Aventuras de Fiu e Biu: Dentro de Casa aborda, por meio de crônica visual, cuidados cotidianos com higiene e hábitos saudáveis que são indicados por especialistas como forma de combate a disseminação do novo coronavírus. Os três episódios não tem continuidade e podem ser assistidos separadamente, levando o espectador a compreender a pílula narrativa como uma história de início, meio e fim.
Preocupação com a infância
O objetivo da produção é ser veiculada como interprogramas de televisão, vídeos no Youtube e redes sociais como forma de ajudar o público infantil a entender melhor o momento atual. “Com a pandemia, o cotidiano passa integralmente a ser dentro de casa, longe dos vizinhos, parentes e muitas vezes com acesso restrito à educação, expondo as crianças a um grau elevado de estresse, fragilidade emocional e confusão sobre a necessidade de adotar certos cuidados. Então, queremos contribuir no processo educativo que as crianças estão passando”, afirma Karol Azevedo.
A convivência da produtora com os sobrinhos despertou a percepção para a dificuldade de explicar para as crianças as necessidades trazidas pela disseminação da COVID-19. “Tenho conversado muito com meus sobrinhos por vídeo chamada e percebo que é muito difícil para eles entenderem por que eles tem que usar máscara, por que tem que lavar a mão o tempo todo, por que não pode botar a mão no rosto, por que todo mundo tem que ficar distante”, conta.
A escolha por animação, também tem relação com a convivência com os sobrinhos. “Eu percebo a partir deles, e também pelas lembranças da minha infância, que o desenho animado é um instrumento de comunicação que chega muito facilmente no público infantil. Além disso, é uma linguagem que eu me identifico e que eu também consigo me expressar”, explica.
Sinopse dos episódios
No primeiro episódio, o menino Biu não sabe o que fazer com tanto tempo livre dentro de casa. Ele assiste lives musicais, faz exercícios incansavelmente e planeja mil anotações. Já o gato Fiu apenas observa o desespero humano em se manter sempre ocupado até que vira objeto de distração de Biu, que começa a fazer fotos do animal para cumprir desafios e vestindo o animal de fantasias. Fiu fica saudoso da época antes da pandemia e deseja que esse período preso com Biu em casa passe logo.
O segundo episódio traz Biu sem dormir há algumas noites, porque Fiu passa a madrugada miando, pedindo para sair. Cansado, Biu acorda para fazer o café da manhã e percebe que Fiu fugiu. Nas ruas, o gato se depara com um cenário deserto e percebe que as coisas realmente mudaram e que precisamos ser mais cautelosos nesse momento. Quando volta para casa, Fiu é recebido por Biu, que leva o gato para o banho.
No terceiro episódio da série, Biu vai às compras. Ele se vê no desafio da sociedade em adquirir os novos hábitos nos espaços públicos. Ele precisa se esquivar das pessoas nos corredores do mercado, manter a distância nas filas, voltar para casa e lavar tudo e a si mesmo, mas Fiu não ajuda muito. Toda vez que Biu chega com as compras, Fiu quer ir ver as novidades.
Parceria
Além de produtora audiovisual, Karol Azevedo ilustra, anima e faz vídeos. Ela é pesquisadora no campo de animação e atualmente integra o Núcleo de Animação da Escola de Belas Artes da UFBA (Mirá). Já Eduardo Tosta é estudante da concentração em Cinema do Bacharelado Interdisciplinar em Artes da Ufba e atua como diretor e roteirista. Juntos realizaram o curta-metragem de animação Maratonista de Quarentena, que foi vencedor o do Festival Tainha Dourada 2020 (SC), na categoria animação e atualmente soma passagens por festivais importantes dentro e fora do Brasil, como a mostra de Cinema de Ouro Preto (MG), Circuito de Cinema de Penedo (AL), MANWFFF (EUA), Festival Internacional de Cine La Perla (ECU) e Early Bird International Student Film Festival (BUL). As Aventuras de Fiu e Biu é a segunda produção da dupla Karol e Eduardo e a primeira do Mandioca Studio, grupo fundado remotamente durante a pandemia com outros profissionais da animação.
Serviço
Onde:https://www.youtube.com/channel/UCMv-FO_rxurAx1Y_xaGX6gQ/videos?view_as=subscriber
Quando: 20/12/2020; 27/12/2020 – sempre às 15h