Afoxé Filhas de Gandhy apresenta fantasia e a agenda do carnaval 2024
Em um concorrido café da manhã, realizado na sede da entidade, no Pelourinho, e que contou com a presença do alto escalão do governo do Estado, deputados estaduais e federais e outras autoridades religiosas, o Afoxé Filhas de Gandhy apresentou a programação das suas ações voltadas para o empoderamento feminino e a agenda do Carnaval 2024.
Na ocasião, a coordenadora geral do Carnaval 2024 do Afoxé e atual dirigente da entidade, a empreendedora cultural Silvana Magda, baiana radicada há 40 anos nos Estados Unidos, apresentou a estampa da fantasia e o tema do bloco para a folia “Mulheres de Terreiro Detentoras do Sagrado”, adiantando que o seu papel daqui para a frente é lutar para colocar as mulheres como protagonistas da cultura baiana.
“Estamos fazendo o carnaval de 2024 com as dívidas de 2023. Então estamos nadando contra a corrente. Uma das maiores dificuldades de manter a entidade é a questão econômica. As pessoas acham que essas entidades só fazem carnaval, mas essas mulheres trabalham o ano inteiro, com educação, cursos e trabalhos sociais”, ressaltou, lembrando que enquanto não houver essa valorização do trabalho não haverá avanço.
Silvana assume o afoxé, que está completando 45 anos de fundação, no lugar de sua mãe, Gliceria Vasconcelos, que dirigia até então a entidade, mas teve que se afastar devido a problemas de saúde. “Minha mãe foi uma guerreira, conseguiu trazer essa organização até aqui com muito esforço. Quero jogar essa organização no mundo, colocando as Filhas de Gandhy em projeção internacional. A luta é árdua, é grande, mas com parcerias acho que chegaremos lá”, acredita.
Ao discursar, o vice-governador Geraldinho se disse abençoado de participar do evento e reiterou a luta do governo do Estado no desenvolvimento de ações que diminuam as diferenças sociais. As deputadas Fabíola Mansur e Lídice da Mata defenderam o protagonismo das mulheres no carnaval.
O secretário Estadual de Cultura Bruno Monteiro anunciou a intenção de prestar apoio permanente “a essas entidades que valorizam a cultura baiana”, ao passo que Mãe Nice desejou cortesia, respeito e fé durante a folia e que esse seja um carnaval de paz para todos.