“A Filha da Monga” faz temporada no Domingo no TCA
“A Filha da Monga”, montagem que celebra os 30 anos de carreira da atriz Zeca de Abreu, faz curta temporada na versão online do projeto Domingo no TCA. O monólogo tem texto inédito de Luiz Marfuz, que também assina a direção. A estreia será neste domingo, 26, às 11h, no canal YouTube do Teatro Castro Alves. A peça poderá ser apreciada no YouTube até o dia 29 de setembro, quarta-feira.
“A Filha da Monga” nasceu na formatura de Zeca, resgatando um ciclo interrompido há três décadas, quando a artista deixava a graduação na UFBA para integrar elencos de peças profissionais.
A peça traça a história de uma jovem que é obrigada pelo padrinho a trabalhar num parque de diversões no papel da mulher que vira monstro, a Monga, seguindo os passos da mãe. Ela tenta quebrar essa cadeia de sucessão para poder viver os ritos de passagem de sua vida na infância, na adolescência e na vida adulta.
Para isso, precisará enfrentar a hostilidade dos homens que, antecipadamente, reservaram um papel para ela. Entre a realidade e a imaginação, a trama percorre a jornada de afetos da história dessa mulher.
“Escrevi o texto entre janeiro e março deste ano, a maior parte em Coaraci, minha cidade natal. Foi aí que me veio a lembrança da Monga, fenômeno que sempre acompanhei nos circos e parques de diversões do interior e que me intrigava muito. Eu ficava fascinado por aquela transformação e só mais tarde vim a saber que era um truque de espelho, que mulher nenhuma virava monstro. Então surgiu a pergunta-guia: qual seria a história de uma mulher que faz o papel de monstro numa tenda noturna, todos a reconhecem como tal, mas o que ela deseja é simplesmente ser mulher?”, conta Luiz Marfuz.
SERVIÇO:
Domingo no TCA
“A Filha da Monga”
Quando: 26 de setembro de 2021 (domingo)
Onde: Exibição às 11h no YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial)
e às 22h na TVE Bahia
Classificação: 14 anos